Você nunca fica doente ou é o tipo de pessoa que pega um ventinho e já aparece gripado? Independente de qual seja seu tipo, o motivo para qualquer uma dessas situações é o seu sistema imunológico.

sistema-imunologico

O sistema imunológico é como uma barreira protetora. Ele é formado por um conjunto de células, moléculas, proteínas e órgãos que são os responsáveis por defender o nosso organismo contra a ação dos vírus, bactérias e parasitas, além de outros.

O sistema imune também é o responsável por reparar os tecidos da pele quando feridos, neutralizar toxinas e até eliminar células cancerígenas.

A maneira como o sistema imunológico age varia de pessoa para pessoa e está diretamente ligado à herança genética de cada um, por esse motivo algumas pessoas têm maior facilidade em ficar doentes do que outras.

Você já percebeu que os bebes e as crianças ficam muito doentinhos? Então, o sistema imunológico dos pequenos não está completamente desenvolvido, o que os tornam mais suscetíveis aos vírus e bactérias. Esse é o motivo pelo qual as crianças tomam tantas vacinas, para ajudar o sistema imunológico criar imunidade contra os mais variados tipos de vírus.

Como o sistema imunológico atua?

A medula óssea e o timo são fundamentais para o trabalho de todo o sistema imunológico. Enquanto a medula é responsável por armazenar os linfócitos B, o timo fica com os linfócitos T. Juntos, os dois são responsáveis por formar diversas classes de anticorpos que compõe o sistema imunológico.

Para ficar mais didático, pense em uma guerra na qual o organismo é um campo da batalha. Quando o exército do mal (vírus e bactérias) invade esse campo, o exército do bem (sistema imunológico) ataca os invasores para derrotá-los.

O nosso sistema imunológico possui memória, quando ele se depara com o mesmo agressor pela 2ª vez, ele agirá de maneira mais rápida, e isso faz com que o corpo não manifeste sintomas da doença. Além disso, temos hoje em dia, muitas vacinas que são grandes aliadas do nosso sistema imune, estimulando a produção de anticorpos e auxiliando nas respostas imunológicas.

O que acontece quando a imunidade está baixa?

Quando o sistema imunológico está fraco ou trabalhando de maneira ineficiente, a pessoa pode se tornar mais suscetível à infecções, viroses e até mesmo o câncer.

Um dos principais fatores que deixa a imunidade de uma pessoa baixa, é a deficiência de vitaminas e minerais devido a má alimentação, portanto uma alimentação balanceada é sinônimo de um sistema imunológico mais eficiente. Mas, em alguns casos, o médico pode recomendar a suplementação com multivitamínicos.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.