Sabe aquelas bolinhas duras, que deixam a pele com aspecto de pele de galinha? Pode ser queratose pilar.

O que é queratose pilar?

A queratose pilar, conhecida também como queratose folicular ou pele de galinha, é o aparecimento de “bolinhas” nos folículos pilosos. Essas pequenas bolinhas são duras e possuem o aspecto parecido com o de pele arrepiada, porém são permanentes e, as vezes, possuem uma coloração diferente do tom da nossa pele.

As cores das bolinhas podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do tom de pele. As vezes são esbranquiçadas, outras vezes avermelhadas ou até mesmo amarronzadas. É uma condição benigna e que não traz riscos à saúde.

A queratose pilar deixa a pele muito áspera. Normalmente ela aparece na parte posterior dos braços, no entanto, também é muito comum encontrá-las nas pernas, no rosto, nas nádegas e nas coxas.

Em todo o mundo, aproximadamente 40% das pessoas sofrem com esse problema. Apesar de ser mais comum em mulheres, o relato de aparecimento da queratose pilar em homens vem aumentando nos últimos anos.

Causas da queratose pilar

queratose_pilar
As cores das bolinhas podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do tom de pele.

O acúmulo de queratina na pele, devido ao excesso de sua produção, é a principal causa da queratose pilar.

Essa condição tem origem genética, e basta apenas um dos pais possuir os genes do excesso de queratina para a criança herdá-lo.

Queratose pilar e homeopatia

Alguns homeopatas acreditam que sentimentos negativos guardados podem ser responsáveis pela manifestação desse problema, porém, não há estudos científicos que comprovem essa teoria.

Queratose pilar é transmissível?

Por ser uma condição genética, não há riscos de transmissão por contato físico.

Grupos de risco

Pessoas com herança genética mas que também possuem as características citadas abaixo são mais susceptíveis e podem ter seu estado agravado:

  • Pessoas com a pele muito seca: A queratose pode atingir todos os tipos de pele, mas em pessoas com a pele mais seca, as chances do desenvolvimento de queratose pilar são elevadas. Isso devido à incapacidade desse tipo de pele se manter hidratada.
  • Pessoas com doenças autoimunes: Dermatite atópica, psoríase e outros tipos de doenças autoimunes que provocam ressecamento da pele. A dificuldade de manter a pele hidratada em quem possui essa condição, torna propício o desenvolvimento da queratose pilar.

Estudos também mostraram que pessoas portadoras de doenças alérgicas como asma e rinite, possuem maior probabilidade de desenvolver o problema.

  • Má alimentação: Especialistas estudam a relação da queratose pilar com a má alimentação. Embora seja uma doença genética, uma alimentação pobre em vitamina A pode estar relacionada ao aparecimento dessas bolinhas.

Como é feito o diagnóstico da queratose pilar?

queratose-pilar
Não é raro o problema ser confundido com acne.

O diagnóstico é feito na anamnese durante o exame visual. É uma doença assintomática e sua simples aparição leva ao diagnóstico.

No entanto, não é raro essa doença ser confundida com foliculite, pelos encravados, ou até mesmo acne.

Queratose pilar tem cura?

Sim, a queratose pilar tem cura, porém isso pode variar de pessoa para pessoa. As pessoas com predisposição genética normalmente conseguem apenas diminuir, ou suavizar o problema, já nas pessoas que não tem a herança genética, a chance de sucesso na cura é maior.

Contudo, é muito comum essa doença desaparecer sozinha por volta dos 30 anos de idade.

Tratamentos

Os tratamentos incluem sessões de microdermoabrasão, peelings químicos ou, em alguns casos, o uso de isotretinoína por via oral.

Cuidados

  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Faça esfoliação na pele;
  • Mantenha a pele sempre hidratada. Dê preferência aos hidratantes a base de ureia;
  • Use e abuse da proteção solar;
  • Evite coçar o local;
  • Evite o uso de lâminas de barbear e, se possível, faça depilação a laser;
  • Não tome banhos muito quentes;
  • Evite o uso de roupas apertadas, pois pode irritar a região.

Assim como pode desaparecer sozinha, a queratose pilar também pode durar a vida toda. Portanto, se esse problema te incomoda, que tal procurar um médico dermatologista? Só ele é capaz de indicar o tratamento mais apropriado a você.

IMPORTANTE:

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional dermatologista é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para o problema.