Anemia é uma condição de saúde onde os glóbulos vermelhos ou a hemoglobina são anormalmente baixos. E isso pode acontecer por diversos fatores.

O que acontece com o corpo?

A hemoglobina ajuda os glóbulos vermelhos a transportar e entregar oxigênio para o resto do corpo. O nível de hemoglobina e a quantidade de glóbulos vermelhos podem ser diminuídos por diversas condições diferentes. No caso da anemia, ocorre uma diminuição da capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos do corpo, resultando em vários sintomas.

Quais são os sintomas da anemia?

Os sintomas vão depender do que está causando a anemia. Uma anemia leve pode causar poucos ou nenhum sintoma. Os sinais e sintomas mais comuns incluem: 

  • Palidez da pele, dentro da boca e olhos; 
  • Fadiga ou cansaço; 
  • Fraqueza;
  • Redução da capacidade de realizar exercício físico; 
  • Aumento da frequência cardíaca com atividade; 
  • Anormalidade nos batimentos cardíacos ou palpitações, que podem ser extraordinariamente duras ou rápidas; 
  • Falta de ar; 
  • Perda de apetite
  • Dor no peito; 
  • Alterações mentais, incluindo perda de memória, confusão e depressão
  • Crescimento e desenvolvimento atrasados em crianças.

O que pode causar anemia?

Como existem diferentes tipos de anemia, também existem diferentes causas. Algumas das causas mais comuns da anemia podem incluir: 

  • Deficiência de certos minerais ou vitaminas como o ferro, causam a de anemia ferropriva. Anemia devido à deficiência de vitamina B12 é chamada de anemia perniciosa. A falta de ácido fólico também pode causar anemia megaloblástica. 
  • Doenças herdadas, como doença falciforme, talassemia, e deficiência de desidrogenase de glicose-6-fosfato; 
  • Doenças autoimunes, condições em que o sistema imunológico de uma pessoa ataca seu próprio corpo. Neste caso, o sistema imunológico ataca e destrói os glóbulos vermelhos. Exemplos dessas doenças incluem anemia hemolítica autoimune e lúpus eritematoso sistêmico. 
  • Drogas ou medicamentos, como álcool, penicilina, ou o medicamento para pressão alta metildopa;
  • Perda de sangue, que pode ocorrer devido à menstruação, lesão, cirurgia, câncer de cólon e outras condições; 
  • Gravidez; 
  • Crescimento rápido, durante a primeira infância, por exemplo; 
  • Insuficiência renal crônica;
  • Distúrbios crônicos, especialmente distúrbios que causam inflamação. Exemplos são câncer, tuberculose, HIV e artrite reumatoide. Desequilíbrios hormonais, como um baixo nível hormonal da tireoide, chamado hipotireoidismo, são outra causa. Esses tipos de anemia são conhecidos como anemia de doença crônica;
  • A medula óssea é um tipo de tecido que fica localizado entre alguns ossos e produz os glóbulos vermelhos. Câncer, medicamentos, infecções e outras condições podem afetar a medula. Existem nomes diferentes para este tipo de anemia, como: anemia aplástica e anemia mieloftísica.

Como prevenir a anemia?

Em muitos casos, a anemia não pode ser evitada. Manter uma dieta equilibrada pode ajudar a prevenir alguns casos causados por baixos níveis de vitaminas e minerais.

Como é feito o diagnóstico da anemia?

O diagnóstico é feito a partir do histórico e exame físico do paciente. Exames de sangue são usados para confirmar. O exame de sangue utilizado é o hemograma completo, que mostrará se a quantidade de hemoglobina e glóbulos vermelhos no sangue está abaixo do normal. Olhar as células sanguíneas com um microscópio pode ajudar a descobrir a causa em alguns casos, pois o tamanho e a forma das células sanguíneas, muitas vezes, mudam de acordo com o tipo de anemia.

Outros exames de sangue também podem ser feitos, dependendo da causa suspeita. Por exemplo, exame para medir nível sanguíneo de ferro, folato ou vitamina B12, caso essas sejam as causas suspeitas.

As fezes também podem ser examinadas para verificar se há perda de sangue. Esse exame é chamado de sangue oculto fecal. Outros exames de sangue, de urina ou de imagem também podem ser solicitados.

Em alguns casos, um procedimento chamado biópsia da medula óssea pode ser solicitado. Nesse exame, uma agulha especial é inserida na parte de trás da espinha dorsal, através do osso até encontrar a medula óssea. Uma amostra de medula é retirada e essa amostra é então enviada ao laboratório para ser analisada.

Quais problemas a anemia pode causar a longo prazo?

Anemia grave pode tornar uma pessoa muito fraca para realizar atividades cotidianas. Pode até causar ataques cardíacos, danos em outros órgãos ou até a morte. No entanto, a maioria dos efeitos a longo prazo vão depender da sua causa. Por exemplo, os casos relacionados a baixos níveis de vitaminas ou minerais, na maioria das vezes tem tratamento e podem não causar efeitos a longo prazo. Por outro lado, os casos de câncer podem resultar em morte.

Quais tratamentos disponíveis?

Em casos graves, podem ser necessárias transfusões de sangue. Altos níveis de oxigênio também podem ser ministrados para ajudar a pessoa a respirar.

Tratamentos mais específicos dependem da causa. Por exemplo, medicamentos ou injeções podem tratar baixos níveis de vitaminas ou minerais. Se a anemia é causada por perda de sangue, a perda de sangue precisa ser interrompida, uma cirurgia pode ser necessária para parar o sangramento, como sangramento do intestino ou sangramento menstrual grave. Antibióticos podem ser necessários se uma infecção a longo prazo for a causa. Se a causa da anemia for o consumo de álcool ou de certos medicamentos, o simples fato interromper seu consumo é suficiente para acabar com a anemia. Em alguns casos, a cirurgia para remover o baço é aconselhável. Esse procedimento é conhecido como esplenectomia.

Quais são os efeitos colaterais dos tratamentos?

Os efeitos colaterais dependem dos tratamentos utilizados. Transfusões de sangue podem causar reações alérgicas ou infecções. A cirurgia pode causar sangramento severo, infecção e reações alérgicas à anestesia. Todos os medicamentos têm possíveis efeitos colaterais. Por exemplo, antibióticos podem causar perturbação estomacal, reações alérgicas ou outros efeitos.

Como a anemia é monitorada?

Se os sintomas continuarem iguais ou piorarem, o profissional de saúde deve ser informado. É importante ficar atento a sangramentos, fraqueza ou outros sintomas incomuns. O nível de hemoglobina no sangue pode ser monitorado com exames de sangue como hemograma.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.