O segredo para perder quilos e mantê-los afastados pode ser tão simples quanto escrever o que você come e bebe em um diário alimentar.

diario-alimentar

Um estudo recente com 1.700 homens e mulheres com excesso de peso que participaram de um programa de perda de peso de seis meses, constatou que aqueles que mantinham registros alimentares diários perdiam o dobro do peso do que aqueles que não mantinham registros.

Os participantes também se exercitaram, reduziram a ingestão calórica e ingeriram laticínios com baixo teor de gordura, além de uma média de três porções de frutas e legumes diariamente.

Faça o cálculo da sua necessidade diária de calorias aqui.

Os participantes foram acompanhados por cerca de 30 meses, em um dos maiores e mais longos testes de manutenção para perda de peso já realizados.

Por que os diários de alimentos funcionam?

Muitos de nós queremos que a comida ‘não conte’, porque estamos de férias, estamos com pressa, estamos apenas terminando os biscoitos quebrados na sacola, e o ato de escrever o que comemos ajuda a aumentar a conscientização sobre o que estamos fazendo.

Também pode ser uma ferramenta para entender o tamanho da porção. Anotar o que e quanto você come e somar as calorias ajuda a comer com mais atenção e a manter o controle.

Leia também: O que é uma dieta saudável?

Ao iniciar uma dieta, as pessoas tendem a subestimá-la, por isso é melhor medir cuidadosamente o tamanho das porções no início. Para muitas pessoas, manter um diário alimentar é uma ferramenta para toda a vida, enquanto outras somente o utilizam quando percebem que seu peso aumentou novamente.

Faça o diário alimentar funcionar para você

Ficar obcecado com quantas amêndoas você comeu não é o ponto. A refeição deve ser divertida, natural e prática. Se você é do tipo que se preocupa demais com o que está comendo, tenha cuidado ao tentar essa abordagem.

E, para se manter preciso, anote o que e quanto você come imediatamente após comer, em vez de fazê-lo no final do dia.

Escolha um método que se encaixe na sua vida: rabisque-o em um cartão de índice, anote-o on-line ou envie texto ou e-mail à você mesmo. O objetivo é manter as anotações em um local acessível.

Leia também: Diabetes e perda de peso, entenda essa relação

Para tornar seu diário alimentar mais eficaz, inclua detalhes, como suas emoções ou a localização e com quem você estava. Anotar pensamentos e sentimentos, as vezes, é mais importante do que anotar a comida.

Talvez você coma demais no seu almoço de domingo semanal, ou coma batatas fritas durante uma viagem de carro sozinho. Tornar-se consciente de pensamentos ou emoções negativas que afetam sua alimentação pode ser desconfortável, portanto, se isso o estiver o perturbando, converse com um amigo ou um médico da família ou um psicólogo, isso ode ajudar.

E aí, o que achou da matéria?

Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.