Miastenia grave é uma doença autoimune que causa fraqueza muscular. Uma doença autoimune é aquela em que o corpo produz anticorpos contra seus próprios tecidos.

Miastenia-grave

O que acontece no corpo?

Por razões desconhecidas, a miastenia grave faz com que o sistema imunológico de uma pessoa produza anticorpos que atacam os músculos do seu corpo. Os anticorpos destroem a parte do músculo que recebe sinais dos nervos. Quando um músculo é muito usado, ele pode não funcionar corretamente. Após um período de descanso, o músculo normalmente melhora.

Quais os sintomas da miastenia grave

Miastenia grave causa fraqueza muscular que é piorada pela atividade muscular e melhorada com o repouso. Por esse motivo, uma pessoa pode ter poucos ou nenhum sintoma logo após acordar ou descansar, e a medida que realiza suas atividades diárias, os sintomas se tornam mais óbvios.

O envolvimento dos músculos oculares pode causar pálpebras caídas e visão dupla. A pessoa pode ter uma expressão mascarada se os nervos faciais forem afetados. Controle da cabeça, mastigação, deglutição e fala também podem ser afetados pela fraqueza muscular.

Aproximadamente 15% a 20% das pessoas que têm miastenia possui fraqueza muscular nos braços e mãos. A fraqueza nos músculos das pernas é menos comum. O aumento da fraqueza dos músculos do peito pode levar à dificuldade para respirar. Problemas respiratórios podem ocorrer.

O que causa miastenia grave?

Ninguém sabe por que uma pessoa com miastenia grave produz anticorpos que atacam os músculos. Esse transtorno acontece mais frequentemente em mulheres do que em homens. Normalmente nas mulheres começa durante a adolescência, já nos homens, a doença se inicia, mais frequentemente, na meia-idade. Raramente, uma criança pode nascer com miastenia grave devido a um defeito genético.

Novas descobertas da ciência sugerem que doenças autoimunes podem ser desencadeadas por uma transferência de células entre o feto e a mãe durante a gravidez. O estudo envolveu mulheres com esclerodermia, uma doença autoimune que afeta a pele. Essas mulheres têm mais células fetais no sangue, mesmo anos após a gravidez, do que mulheres que não possuem esclerodermia. Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas para confirmar essa descoberta, o estudo oferece uma explicação para a incidência maior de doenças autoimunes em mulheres do que em homens.

Os sintomas podem ser agravados por uma série de fatores, tais como: 

  • Alguns medicamentos, como os utilizados para tratar espasmos musculares, convulsões ou infecções;
  • Frio ou calor excessivo;
  • Febre; 
  • Hipotireoidismo ou hipertireoidismo, que causam níveis anormais de hormônio tireoide;
  • Infecções, como resfriados, gripe, ou abscesso dentário;
  • Potássio insuficiente na dieta.

Como prevenir a miastenia grave?

Não há maneiras conhecidas de prevenir a miastenia grave.

Como diagnosticar miastenia grave?

O diagnóstico de miastenia grave começa com histórico médico e exame físico. O médico pode pedir à pessoa para realizar movimentos repetitivos de um membro e então procura por sinais de fraqueza muscular. Um exame de sangue conhecido como titer de anticorpos pode, muitas vezes, detectar os anticorpos que atacam os músculos.

Um teste de Tensilon também pode ser feito para diagnosticar a miastenia grave. Um medicamento chamado Tensilon (edrophonium) é administrado à pessoa por via intravenosa. Se a pessoa tiver a doença, o Tensilon fortalecerá temporariamente seus músculos.

A eletromiografia pode ser feita para medir a forma como os músculos respondem a estimulação elétrica. Quando a miastenia está presente, os músculos têm uma resposta anormal a estimulação.

Sintomas a longo prazo da miastenia grave

Os sintomas da miastenia grave, muitas vezes, pioram nos primeiros 5 a 7 anos da doença. Após esse período, a doença geralmente estabiliza. Os sintomas podem piorar a medida que os músculos são usados e melhorar a medida que descansam.

Em alguns casos, a miastenia grave pode ficar melhor ou pior com o tempo. Cerca de 20% das pessoas com a condição têm uma remissão ou melhora natural da doença, que pode durar um ano ou mais. Com um bom tratamento, pessoas com miastenia têm uma expectativa de vida normal.

Quais são os riscos para os outros?

Miastenia grave não é contagiosa e não representa risco para os outros.

Tratamentos para miastenia grave

Não há cura para miastenia grave. Mudanças no estilo de vida podem melhorar os sintomas. As seguintes medidas podem ser úteis: 

  • Evite contato com pessoas que estão com infecções contagiosas;
  • Vista-se adequadamente em ambientes muito frios ou muito quentes;
  • Mantenha uma dieta equilibrada rica em potássio;
  • Siga as recomendações do médico para vacinas contra gripe e pneumonia;
  • Tenha boas noites de sono; 
  • Aprenda a controlar o estresse;
  • Descanse os músculos afetados muitas vezes ao longo do dia; 
  • Procure um tratamento eficaz para as condições subjacentes, como hipotireoidismo.

O tratamento da miastenia grave muitas vezes envolve medicamentos, como: neostigmina e piridostigmina, sulfato de efedrina, medicamentos imunossupressores, como prednisona, azatioprina, ciclosporina e ciclofosfamida e imunoglobulina humana.

A cirurgia para remover a glândula timo acaba com o risco de tumores e, muitas vezes, melhora os sintomas. 15% das pessoas com miastenia grave têm um tumor da glândula timo.

A plasmaferese às vezes é usada. Esta técnica permite a remoção de alguns dos componentes de plasma e o próprio plasma de uma pessoa. As células restantes estão reinfundidas. Isso produz uma redução temporária dos anticorpos circulantes. Esse processo pode causar uma melhora notável em algumas pessoas, mas não cura a doença.

Quais são os efeitos colaterais dos tratamentos?

Muitos dos medicamentos usados para tratar miastenia grave podem causar reações alérgicas, dor de estômago, diarreia e nervosismo. Medicamentos usados para suprimir o sistema imunológico podem aumentar o risco de infecções. A cirurgia tem risco de sangramento, infecção e reação alérgica a anestesia.

O que acontece após o tratamento da doença?

Se a pessoa melhorar, ela pode retomar as atividades diárias normalmente. Mas se os músculos envolvidos na respiração estiverem severamente enfraquecidos, o indivíduo pode precisar de um ventilador para ajudar na respiração. Proteção contra asfixia ou quedas podem ser necessárias. Algumas pessoas precisam de tratamento intenso por longos períodos.

Vários medicamentos agravam a miastenia grave. As pessoas são aconselhadas a consultar seu médico antes de tomar novos medicamentos. O dentista também deve estar ciente da doença, pois medicamentos como os anestésicos locais podem causar problemas.

Monitorando a miastenia grave

Caso perceba qualquer novo sintoma, ou pior, deverá procurar um médico para nova avaliação.

E aí, o que achou da matéria?

Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.