beneficios-do-oleo-de-ricino

Óleo extraído das sementes de mamona, seu nome científico é Ricinus Communis. O óleo de rícino é rico em nutrientes e muito utilizado para tratar alguns problemas de saúde, tais como: caspa, prisão de ventre, artrite e por ajudar a melhorar a hidratação da pele e dos cabelos. Pasmem!!

Para que serve o óleo de rícino

O óleo de rícino possui uma infinidade de propriedades, ele é laxante, analgésico, anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, além de ser rico em ácido linoleico, vitamina E, ácidos graxos e sais minerais. É um produto com grande poder hidratação da pele e cabelos.

Pode ser utilizado para:

  • Hidratar a pele: O óleo de rícino é muito utilizado para hidratar a pele ressecada. Ele é capaz de penetrar nas camadas mais profundas da pele deixando-a extremamente nutrida e evitando o envelhecimento precoce. Pode ser um pouco pegajoso ao aplicar, porém é absorvido rapidamente;
  • Hidratar o couro cabeludo: Massagear o óleo de rícino morno no couro cabeludo melhora sua circulação sanguínea ajudando no crescimento das madeixas. É um excelente auxiliar no tratamento de alopecia. Além de trazer maravilhosos benefícios ao couro cabeludo, ele pode ser um excelente reparador de pontas, basta pingar uma ou duas gotinhas na palma das mãos e aplicar nas pontas dos cabelos;
  • Regular o intestino: A planta de óleo de rícino, ao contrário de outros laxantes vendidos no mercado que atuam no cólon, tem o início de sua ação no intestino delgado. Após sua ingestão, já é possível observar seus efeitos laxantes num período de 2 a 5 horas;
  • Prevenir e combater de infecções: O óleo de rícino é um poderoso fungicida devido a sua alta concentração de ácido undecilênico. Ele pode ser utilizado no tratamento de pé de atleta e micoses;
  • Diminuição de dor muscular: Ao ser utilizado quente, como óleo de massagem, ele é capaz de promover a circulação de fluidos corporais aliviando as dores musculares;
  • Mantém as unhas saudáveis: Massageie uma pequena quantidade de óleo de rícino nas cutículas e unhas todos os dias antes de dormir, em pouco tempo perceberá suas unhas mais fortes, saudáveis e bonitas.
  • Hidratante labial: Além de ser um poderoso hidratante para a pele, ele é capaz de fazer maravilhas para lábios secos e rachados. Basta aplicá-lo, com os próprios dedos, sempre que houver necessidade;
  • Lubrificante: Além de todas essas utilidades para a saúde do corpo e da pele, o óleo de rícino serve também para lubrificar máquinas. Isso mesmo, funciona muito bem tanto em temperaturas altas quanto temperaturas baixas e é muito usado em carros de corrida. Diferentemente de outros óleos, ele pode se usado com segurança em equipamentos de cozinha.

Precauções e dicas

Antes de fazer uso do óleo de rícino, tanto para uso interno quanto para uso tópico, faça uma prova de toque para verificar se não possui alergia ao produto.

Ao utilizá-lo como laxante, cuidado com a superdosagem, que pode facilmente causar desidratação severa, sendo fatal em casos extremos.

Pessoas portadoras e úlceras pépticas ou problemas de sangramento estomacal não devem usar o óleo de rícino por via oral.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do óleo de rícino incluem cólicas intensas, náuseas, vômitos e desidratação. Mesmo o seu uso tópico pode causar irritação ou o surgimento de manchas caso o local seja exposto ao sol.

As folhas e as sementes da mamona são tóxicas, devendo ser utilizadas somente sob supervisão médica.

Contraindicações

O uso do óleo de Rícino é contraindicado para crianças menores de 2 anos de idade, pessoas com síndrome cólon irritável e obstrução intestinal, mulheres amamentando e gestantes, já que o óleo pode induzir ao parto.

Preço e onde encontrar

Pode ser encontrado em drogarias, lojas de produtos naturais, supermercados, e farmácias de manipulação. O preço varia de 5 a 25 reais.

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para o problema.