Além dos métodos de higiene pessoal e do uso de álcool em gel, existem outros produtos de limpeza que também são capazes e eficazes na hora de desinfetar as mãos, o ambiente e também os itens pessoais.

produtos-capazes-de-eliminar-coronavirus

A melhor maneira de nos prevenirmos contra o coronavírus, é realizando a higiene pessoal, e isso inclui, principalmente, a correta e frequente lavagem das mãos, evitando de tocar a boca, o nariz e os olhos com as mãos sujas, além de fazer uso de álcool 70%.

Mas, além dos métodos de higiene pessoal e do uso de álcool em gel, que também é indicado pelas organizações e autoridades de saúde, existem outros produtos de limpeza eficazes para desinfetar as mãos, o ambiente e também os itens pessoais, como celular e roupas, por exemplo.

Com as pessoas estando mais tempo em casa devido a quarentena, é muito importante conhecer os diversos produtos para limpeza e desinfecção de utensílios e ambientes. Principalmente, se uma das pessoas que mora com você tenha a necessidade sair para trabalhar ou frequentar algum local público.

Limpeza da casa – quais produtos usar?

Conforme Nota Técnica oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, os produtos de limpeza são grandes aliados no que diz respeito ao combate do COVID-19. O documento visa orientar a utilização de produtos desinfetantes para objetos e superfícies, como alternava ao álcool 70%.

produtos-capazes-de-eliminar-coronavirus

Acompanhe abaixo, a relação de produtos indicados:

  • Álcool em gel (concentração de 70%);
  • Detergente neutro;
  • Desinfetantes a base de cloro;
  • Desinfetantes a base de ácido peracético;
  • Água sanitária a base de hipoclorito de sódio;
  • Desinfetantes a base de álcool;
  • Desinfetantes e água sanitária a base de quaternários de amônia;
  • Desinfetantes a base de fenólicos;
  • Sabão.

Leia também: Máscara contra o coronavírus: orientações

Para realizar a higienização de superfícies, o recomendo é utilizar uma solução de 250 ml de água sanitária para 1 litro de água limpa, aplicar na superfície a ser tratada, deixar agir de 5 a 10 minutos e passar um pano seco. É muito importante também, verificar se o produto é regularizado pela ANVISA, conferindo o rótulo da embalagem.

A água sanitária e os desinfetantes devem ser usados para limpeza e desinfecção de ambientes, utensílios e objetos (chão, interruptores de luz, móveis, maçanetas, corrimão, etc), lugares e objetos de uso compartilhado onde os vírus possa estar presente.

Para que se consiga o efeito esperado, é necessário seguir todas as instruções presentes no rótulo dos produtos quanto a diluição e forma de uso, além de manter o ambiente bem ventilado, para evitar intoxicação.

Higiene das mãos

produtos-capazes-de-eliminar-coronavirus

Foi divulgada, pela Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI, uma lista com dicas sobre prevenção contra o coronavírus – Covid-19, tanto para os profissionais da saúde quanto para a população em geral, onde a orientação principal é a lavagem das mãos com frequência, principalmente quando frequentar lugares públicos, ao tossir e espirrar.

No entanto, para que a lavagem seja eficaz, é necessário que ela seja feita de maneira correta:

  • Lavar as mãos com sabão e água por 20 segundos;
  • Higienizar as mãos com álcool em gel 70%.

Além disso, é necessário lavar bem toda a extensão da mão, incluindo dedos e pulso.

Mesmo o álcool em gel sendo um grande aliado no combate ao coronavírus, os dermatologistas recomendam a sua utilização com cautela, tendo em vista que ele pode ressecar ou até mesmo causar feridas na pele.

Higienização do celular

A maioria das pessoas se preocupa muito com a higiene pessoal e a limpeza da casa, porém se esquece de desinfetar objetos como por exemplo, o celular, que está constantemente sendo tocado. Para esse objeto, a Sociedade Brasileira de Infectologia sugere que seja utilizado o álcool isopropílico 70%. Veja dicas de como limpar o aparelho:

  • Desligue o celular. Se estiver carregando, desconecte-o;
  • Utilize panos macios e umedecidos em álcool isopropílico na concentração de 70% (não utilize álcool em gel 70% e nem álcool etílico);
  • Evite passar o pano muito úmido nas frestas do aparelho, como na porta de carregamento e nas entradas do fone de ouvido e alto-falantes;
  • Limpe também a capinha do celular.

Higienização de roupas

Esse é um item muito importante e que merece atenção extra na hora da limpeza, principalmente nas roupas utilizadas para sair de casa. As roupas devem ser muito bem lavadas com sabão em pó ou detergente.

No caso de não ser possível realizar a lavagem destas roupas imediatamente, o recomendado é que elas sejam armazenadas em local apropriado, ou até mesmo em sacos plásticos até que seja possível realizar a lavagem.

Observação importante

A ANVISA também faz uma advertência a respeito do compartilhamento de falsas informações nas redes sociais e whatsapp que falam sobre “dicas de uso” de alguns produtos químicos na produção caseira de produtos saneantes. Esses produtos podem apresentar riscos de queimaduras, intoxicação e irritações, além de não apresentarem comprovação alguma de eficácia.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.