Se você não tem, certamente conhece quem as tenha. As verrugas são pequenas protuberâncias que aparecem em nossa pele e possuem diversas formas, regulares ou irregulares. Na maioria das vezes, as verrugas não doem e muitas delas podem sumir naturalmente conforme o passar do tempo.  

O que são verrugas? 

verrugas
Verruga vulgar

As verrugas são reproduções de células benignas da pele causadas por um tipo de vírus, no caso, pelo papilomavírus humano (HPV). Esse vírus causa uma infecção na pele e/ou mucosas, intensificando o crescimento anormal das células. 

A transmissão do vírus HPV acontece através do contato direto com pessoas ou objetos infectados. É necessário a existência de pequenas feridas para que haja o contágio pelo HPV, por isso, as verrugas são mais comuns nas regiões mais suscetíveis as lesões.  

É comum ocorrer o auto contágio, através de pequenas feridas que são a porta de entrada no nosso corpo para o vírus. Há transmissões que ocorrem também pelo contato íntimo e através da via materno fetal durante o parto.  

Os pacientes que possuem baixa imunidade estão mais vulneráveis ao surgimento das verrugas. Sendo seu pico de incidência entre 12 e 16 anos de idade.  

Após o contato, as lesões podem demorar de semanas a meses para aparecer. 

Quais os sintomas das verrugas?

A aparência das verrugas pode variar de acordo com a área afeada. Normalmente não apresentam sintomas. No entanto, não é raro que, casualmente, ocorra sangramento ou dor. 

Normalmente as lesões possuem um aspecto de couve-flor, são ásperas e tem a cor da pele, mas em alguns casos podem ser planas e escuras.  

Quais os tipos de verrugas?

  • Verrugas vulgares: são as mais comuns. Normalmente, essas verrugas são bolinhas assimétricas, duras e ásperas. Podem se apresentar sozinhas ou várias juntinhas, e a quantidade é variável. São encontradas com maior periodicidade nas regiões expostas a maiores traumas, como por exemplo: as mãos, os cotovelos, joelhos e em torno das unhas (verrugas periungueais). 
  • Verrugas filiformes: São verrugas finas e longas, costumam ser isoladas ou pouco numerosas. Normalmente aparecem no rosto, pescoço, pálpebras e lábios, e é muito mais comum em pessoas mais velhas. 
  • Verrugas planas: são pequenas bolinhas amarronzadas ou amareladas, de no máximo 5 mm, e sua característica principal é possuir uma superfície lisa e plana. Aparecem com maior regularidade no rosto e dorso das mãos dos adolescentes. 
olho_de_peixe
Olho de peixe
  • Verrugas plantares (olho de peixe): essas verrugas, que se localizam nas plantas dos pés, são comumente confundidas com calos. Devido ao fato de o nosso corpo exercer muito peso sobre os pés, esse tipo de verruga acaba crescendo para dentro e provocando muita dor ao caminhar. No centro da verruga nascem pequenos pontos pretos, além de um anel ao redor que se assemelha muito ao olho de peixe. 
  • Verrugas nas mucosas e partes íntimas: são verrugas que se parecem com uma pequena couve flor (condiloma acuminado), úmidas, isoladas ou agrupadas. Podem manifestar-se tanto na parte íntima feminina quanto na masculina, colo do útero, uretra e mucosas. Existem diversos subtipos do vírus HPV que estão envolvidos nesse tipo de verruga, sendo bem estabelecida a relação entre alguns desses subtipos de HPV e o câncer de colo de útero. 

Já ouviu falar no milium sebáceo? Então dê uma espiada aqui 

Como tratar as verrugas?

As verrugas podem regredir naturalmente em alguns meses ou permanecer no corpo por anos. Nas crianças, normalmente, as verrugas regridem sem ser necessário o uso de medicação, no entanto, devido ao risco de contaminação do vírus em outras pessoas e também, o aparecimento de novas verrugas por auto contaminação, é ideal que se realize tratamento. 

Já nas pessoas adultas, essas verrugas não desaparecem sem que seja realizado algum tipo de tratamento. São diversos os tipos de tratamento que proporcionam a remoção das verrugas. Podem ser utilizados tanto medicamentos tópicos, como por exemplo, os ácidos até procedimentos cirúrgicos, isso porque cada tipo de verruga requer um tratamento diferente. 

As verrugas localizadas nas partes íntimas são mais difíceis de receberem tratamento, pode ser necessário uma combinação de tratamentos como, em alguns casos, cirurgias para a retirada das verrugas. Devido ao risco de provocar câncer, esse tipo de verruga deve ser tratado com uma certa urgência. 

Como prevenir as verrugas?

  • Evitar contato com pessoas contaminadas; 
  • Não dividir objetos pessoais de pessoas que possuem as lesões; 
  • Vacina. 

Hoje existem vacinas contra o vírus HPV, que é indicada para a infecção contra o vírus e reduz o risco de a lesão evoluir para um câncer.  

A vacina é indicada para meninas a partir dos 9 anos, e meninos de 12 e 13 anos, a princípio. Por ser preventiva, deve ser aplicada, de preferência, antes de a criança ter o contato com o vírus e em qualquer poso de saúde. 

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais! 

IMPORTANTE 

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE. 

A busca por um médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.