Você já percebeu que as dores físicas, normalmente, vem acompanhadas de um estado emocional especifico? Pois bem, não existe uma parte do seu corpo que não esteja conectado com sua mente e com seu estado emocional. Mas, nossas emoções têm uma ligação muito mais íntima com nosso corpo do que se pode imaginar.

Há estudos que comprovam que um simples estresse psicológico pode desencadear uma dolorosa tensão no pescoço, dor de cabeça e também, desenvolver processos inflamatórios longos ou temporários.

Segundo o estudo realizado pela psicóloga Naomi Eisenberger, o córtex cingulado anterior dorsal (DACC), área do cérebro estimulada quando sofremos algum tipo de ferimento, fica ativa quando sofremos rejeição.

Portanto, quando sentimos essas dores físicas, o nosso corpo está tentando nos dizer que tem algo errado. Se não a sentíssemos, certamente prejudicaríamos muito mais o nosso corpo e o nosso organismo, simplesmente pelo fato de não perceber que algo não vai bem. A dor é o nosso sinal de “pare”.

Como o estado emocional pode influenciar na saúde?

Quando nosso estado emocional está abalado, ou seja, quando estamos estressados, todos os nossos músculos se contraem, ficam tensos e nos causam dor. Essa tensão é a responsável por aumentar os níveis de cortisol em nosso sangue, alterando os batimentos cardíacos. Além disso, altera o nosso metabolismo (contribuindo com a obesidade) e aumenta as chances de desenvolvimento de doenças coronárias. Ainda tem a hipertensão, muitos problemas gástricos e de pele, além de afetar também o sistema imunológico e as produções hormonais.

Além disso, uma pessoa estressada, com alguma alteração emocional ou deprimida, tende a não realizar exercícios físicos e a manter uma postura errada, levando à severas dores musculares.

Esse tipo de dor possui um processo inflamatório diferente da dor que sentimos quando o corpo passa por um trauma físico.

O processo inflamatório provocado devido a alteração do estado emocional está associado a alterações hormonais e erro de postura, ao mesmo tempo que, no caso do pós-traumático, há uma resposta fisiológica do organismo ao dano no tecido.

Como essas dores emocionais se manifestam?

A região da coluna lombar, da coluna cervical e da coluna torácica, são as mais acometidas por essas dores físicas. Isso porque, a coluna é responsável pela estrutura do nosso corpo, sendo assim, as costas recebem uma carga maior de adrenalina em situações de estresse e de alterações do estado emocional.

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Músculo da alma, segundo a medicina oriental chinesa.

Muito conhecido na medicina oriental chinesa, outro músculo muito afetado em situações de alteração do estado emocional, é o músculo chamado psoas, que liga as pernas à coluna vertebral. Ele é conhecido como “músculo da alma”, porque ele tem origem no corpo das vértebras lombares, faz uma diagonal, passando pelo abdômen e indo para a anterior entre o quadril e o fêmur. Portanto, em uma situação de estresse, uma carga de adrenalina é liberada pelo nosso corpo e esse músculo é tensionado, causando assim dores nas costas e dificuldade em manter a postura.

Vamos mostrar agora, 11 tipos de dores físicas e o que elas podem estar tentando te dizer:

1. Dores musculares

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor muscular

Tristeza, medo, tensão, raiva, energia acumulada, conflitos existenciais.

Pode ser que esteja passando por um momento, onde movimentar-se na vida esteja cada dia mais difícil e doloroso. Essas dores musculares, podem significar falta de flexibilidade com si próprio. Tente entender o que está acontecendo, faça atividades físicas e meditação.

2. Dor de cabeça

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor de cabeça.

Muitas preocupações, tensão emocional, pensar demais e não realizar, procrastinação, amargura com alguma recordação de eventos passados, entre outros.

Quando a dor de cabeça não está relacionada a alguma doença, pode ser um sinal de que você está sobrecarregado. As dores de cabeça dificultam o processo de tomada de decisão. Cefaleias e enxaquecas são frequentes quando estamos próximos a tomar uma decisão. Dê um tempo, relaxe, faça alguma atividade agradável.

3. Dor no pescoço/nuca

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor localizada no pescoço.

Dificuldade em perdoar alguém ou a si próprio, forte tensão emocional, conflitos entre a razão e o sentimento, tudo isso desencadeia dores no pescoço e/ou nuca.

4. Dor nos ombros

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor localizada no ombro.

É uma dor com uma carga emocional muito pesada. Muitas cobranças, responsabilidade excessiva com determinado assunto, medo e insegurança.

Divida seus problemas com pessoas próximas, compartilhe isso. Não carregue tudo sozinho.

5. Dor nas costas

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor localizada nas costas.

Sentimento de rejeição, desamparo, preocupação com dinheiro, tarefas excessivas, além de medo e tensão emocional são problemas comumente ligados as dores nas costas.

Muitas vezes, a falta de um apoio emocional e sentimento de vazio, estão diretamente ligadas a essa dor. Muito provável que sinta que ninguém se importa com você ou que ninguém te ama.

Saia um pouco mais de casa, conhecer pessoas novas é uma boa ideia.

6. Dor nas articulações

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor nas articulações.

Inflexibilidade, tristeza, pensamentos severos, sentimento de impotência e medo, são sentimentos que levam dores nas articulações.

Seja mais aberto a novas pessoas e novas experiências, não seja tão inflexível. Há muito a ser vivido e aprendido.

7. Dor no estômago

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dores estomacais.

Mágoa, nervosismo, irritabilidade e conflitos que parecem insolúveis. Esses problemas estão intimamente ligados as dores estomacais, mesmo que não exista nenhuma inflamação gástrica.

Quando não conseguimos “engolir” uma situação desagradável. Assim que esses problemas amenizam, essas dores costumam desaparecer.

8. Dor de garganta

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor localizada na garganta.

Pode ser inflamação, rouquidão e/ou perda da voz. Indica que você está engasgado com certo tipo de situação recorrente e está com dificuldade em expressar isso. Também pode ser dificuldade em perdoar o outro.

Tente ser mais empático, trate as pessoas e a si mesmo com mais carinho e tente perdoar.

9. Dor nas mãos

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor localizada nas mãos.

Medo, tensão emocional, sobrecarga de tarefas e insegurança.

Dores nas mão também podem indicar que você está passando por momentos de muita solidão. Tentar se aproximar mais das pessoas, contar sobre seus receios ou mesmo ajudar alguém, pode te trazer alívio.

10. Dores nos pés

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dores localizadas nos pés.

Sentir dor nos pés, pode ser um sinal de depressão. Pode ser também o corpo pedindo uma pausa. Precisa de descanso. Relaxar.

11. Dor generalizada inexplicável

dores-fisicas-ligadas-ao-emocional
Dor generalizada no corpo.

Sentir uma fraqueza no corpo inteiro, estar em um estado de esgotamento extremo, pode fazer com que sinta dores em todas as partes do corpo.

Trabalhe mais suas emoções, descanse.

Quando uma pessoa está muito triste e infeliz, ela não consegue se divertir com nada, nem um dia maravilhoso é capaz de fazê-la sorrir. Mas o ideal é não parar, se movimentar e seguir em frente.

Formas de tratamento

Essas dores físicas, causadas pela alteração do nosso estado emocional, são conhecidas como processos psicossomáticos.

O tratamento desse tipo de dor deve contar com a atenção de uma equipe multidisciplinar, podendo incluir médicos, psicólogos, fisioterapeutas, além de outros profissionais.

O tratamento medicamentoso inclui analgésicos e anti-inflamatórios, antidepressivos, ansiolíticos e opioides. Mas realizar atividades físicas como hidroginástica e Pilates, também são um fator indispensável para a recuperação. Outros tratamentos como: acupuntura, massagem e fisioterapia também são excelentes e também trazem ótimos resultados.

Terapias em geral tem em vista a aceitação do quadro, ajuda no combate dos medos, e a diminuição da sensação de culpa e inadequação.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.