Tomar um suplemento multivitamínico é uma excelente maneira de realizar a reposição de nutrientes, principalmente quando o nosso organismo não é capaz de absorvê-los apenas com uma alimentação balanceada, como por exemplo, o ômega 3 e as vitaminas do complexo B.

suplementos-multivitaminicos

Porém, para conseguir o efeito desejado, além de escolher o melhor horário, temos que saber escolher os alimentos ideais para acompanhar a ingestão dos multivitamínicos, pois esse é um fator que pode influenciar muito no resultado final.

Para conseguir o efeito desejado, é fundamental a escolha do melhor multivitamínico para você. E essa decisão será feita por um profissional médico ou nutricionista, após a realização de uma consulta e/ou exames, onde ele identificará qual a real deficiência de nutrientes no seu organismo e, a partir daí, buscar um polivitamínico que atenda as suas necessidades.

Como já falamos aqui nessa matéria, além dos multivitamínicos tradicionais, existem algumas versões que são próprias para satisfazer as necessidades do organismo de cada um, como as pessoas da 3ª idade ou atletas de alto desempenho, por exemplo.

Qual é o melhor horário para tomar um multivitamínico?

De acordo com especialistas, não há um horário padrão para a ingestão dos suplementos multivitamínicos, porém é aconselhável que se escolha um horário no qual a ingestão das capsulas siga junto a alguma refeição. Por exemplo, você pode escolher tomar os suplementos multivitamínicos no período da manhã, da tarde ou da noite, desde que acompanhe alguma das refeições principais, como café da manha, almoço ou jantar.

Isso porque, alguns tipos de alimentos auxiliam o nosso organismo a absorver melhor as vitaminas e minerais. Sendo assim, tomar as capsulas junto com as refeições potencializará os efeitos do suplemento.

As vitaminas são divididas em hidrossolúveis e lipossolúveis

As vitaminas são divididas em dois grupos:

Vitaminas hidrossolúveis: são as vitaminas solúveis em água. Que são as vitaminas do complexo B e a vitamina C. As vitaminas do complexo B são: tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina, que inclui o ácido nicotínico e a nicotinamida, piridoxina, piridoxal e a piridoxamina (B6), cobalamina (B12), ácido fólico, ácido pantotênico e biotina;

Vitaminas lipossolúveis: são as vitaminas solúveis em gordura. Que são vitamina A, D, E e K.

Como os suplementos multivitamínicos têm os dois tipos de vitaminas, além de outros nutrientes e minerais, ingeri-los junto a alguma refeição torna-se mais efetivo, pois as gordura dos alimentos ajudará o organismo absorver melhor as vitaminas lipossolúveis, trazendo o resultado desejado.

E aí, o que achou da matéria?

Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.