Cálculo biliar se forma quando o líquido armazenado na vesícula biliar endurece em pedaços de um material semelhante a pedra. O líquido, chamado bile, é utilizado para ajudar o corpo a digerir gordura.
Como são formados os cálculos biliares?
A bile é produzida no fígado e depois armazenada na vesícula biliar até que o corpo precise digerir gordura. Durante esse processo, a vesícula biliar se contrai e empurra a bile para um tubo, chamado ducto biliar comum, que a transporta para o intestino delgado, onde ajuda na digestão.
Bile contém água, colesterol, gorduras, sais biliares, proteínas e bilirrubina. Os sais biliares quebram a gordura, e a bilirrubina fornece a bile e as fezes uma cor amarelada. Se a bile líquida conter muito colesterol, sais biliares ou bilirrubina, sob certas condições, pode endurecer transformando-se em pedras.
Como é feito o diagnóstico de cálculos biliares?
Os cálculos biliares, durante seu desenvolvimento inicial, não apresentam sinais ou sintomas. No estágio inicial, esses cálculos biliares ainda não são calcificados. Eles também possuem um tamanho insignificante. Portanto, raramente são detectados através de raios-X.
As vezes, em seu estágio inicial, a presença de cálculos biliares pode resultar em sintomas alérgicos em algumas pessoas. Quando a vesícula biliar dessas pessoas é escaneada, os cálculos biliares podem não aparecer, e então você pode pensar que não tem nenhum problema. No entanto, os cálculos biliares podem estar alojados nos tubos do fígado e o único sintoma é esse sinal alérgico.
Tipos de cálculos biliares
Existem dois tipos de cálculos biliares:
Pedras de colesterol: são geralmente verdes ou amareladas e são feitas principalmente de colesterol endurecido. Eles representam cerca de 80% dos cálculos biliares.
Pedras pigmentadas: são pequenas pedras escuras feitas de bilirrubina.
Cálculos biliares podem ser tão pequenos quanto um grão de areia ou tão grandes quanto uma bola de golfe. A vesícula biliar pode desenvolver apenas uma pedra grande, ou centenas de pedras minúsculas, ou qualquer combinação de pedras grandes e pequenas.
Agora que você sabe o que são cálculos biliares, como você pode naturalmente preveni-los?
Aqui estão 6 sugestões naturais para evitar a formação de cálculos:
1. Coma alimentos ricos em magnésio
De acordo com os especialistas, uma dieta rica em magnésio parece reduzir o risco de desenvolver cálculos biliares dolorosos. O cacau cru contém uma das maiores fontes de magnésio do que qualquer alimento. O magnésio age como a contrapartida relaxante para o cálcio e também ajuda a equilibrar a química cerebral.
2. Aumente a porção de Frutas e Legumes
Aumentando o consumo de fibras solúveis em água, você pode naturalmente lavar seu corpo com fibras. Esta é uma boa maneira de se livrar do colesterol que poderia causar cálculos biliares.
Leia também: Como ter uma dieta saudável
3. Beba Café
Pesquisas recentes indicam que o café aumenta o fluxo de bile e pode ajudar a diminuir o risco de cálculos biliares. Certifique-se de comprar apenas café orgânico. Para quem quer acabar com o hábito do café, o chá mate é um bom substituto. A erva mate tem um sabor um pouco semelhante ao café, mas em vez de sobrecarregar as glândulas suprarrenais, alimenta-as com vitaminas B, 15 aminoácidos, 11 polifenóis, além de fornecer magnésio e clorofila.
Considerando que a energia do café vem da cafeína, a do mate vem das vitaminas B, com propriedades purificadoras do sangue e um componente chamado mateína.
4. Reduza o consumo de gorduras saturadas
Você deve diminuir a quantidade de gorduras saturadas que consome. Isso diminuirá consideravelmente a chance de desenvolver cálculos biliares à base de colesterol, e quase todos os cálculos biliares são compostos de colesterol.
5. Tome vitamina C
A vitamina C é necessária para o corpo converter colesterol em ácidos biliares. Quando você toma quantidades moderadas de vitamina C, entre 500 e 1500 mg por dia, ela consegue fortalecer o sistema imunológico e também reduzir o risco de produzir cálculos biliares.
Leia também: O que são os multivitamínicos?
6. Comece a se exercitar
A atividade física, naturalmente, irá ajudá-lo a se manter saudável. Ao ter um cronograma regular de exercícios, você pode realmente impedir que futuros cálculos biliares se formem.
E aí, o que achou da matéria?
Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!
IMPORTANTE
ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.
A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.