Os cuidados com a pele no verão devem ir além de usar o protetor solar. O sol, o vento, o mar e a água da piscina levam a desidratação da pele e dos cabelos, além de aumentar o risco de câncer de pele, contribuir para o envelhecimento precoce e até mesmo, o aumento de doenças como as micoses, caso não sejam tomados os cuidados necessários.

​Por isso, e para prevenir esses problemas comuns do verão, o ideal é que sejam adotadas medidas simples, como manter a pele hidratada, seca e protegida do sol.

Assim, vamos te mostrar alguns desses problemas, bem como os cuidados básicos para evitá-los. São dicas simples para você manter a pele em dia na época mais quente do ano.

Doenças de pele comuns no verão:

sarda-branca
Manchas causadas por anos de exposição solar.
  • Micoses: São infecções causadas por fungos e que podem ocorrer tanto na pele quanto nas unhas e cabelos. Ao encontrarem condições favoráveis para seu crescimento e desenvolvimento, como calor e a umidade, juntos a baixa imunidade, estes fungos se fixam na pele e se reproduzem, causando então a doença.
  • Brotoejas: São pequenas bolinhas que aparecem, principalmente, em bebês e crianças de até 2 anos de idade. O que causa as brotoejas, normalmente, é o contato da pele com o suor. Elas podem ser pequenas bolhinhas transparentes, que não costumam coçar muito, ou podem ser aquelas bolinhas vermelhas que coçam demais.
  • Manchas e sardas brancas: Essas manchinhas brancas, localizadas nas áreas de maior exposição solar, nada mais são do que marcas dos danos causados à pele pela prolongada exposição a radiação do sol. O uso de protetor solar é capaz de evitá-las. Elas são benignas, isto quer dizer que não evoluem para um câncer de pele, no entanto, a avaliação de um profissional é fundamental.
  • Acne solar: O suor excessivo, combinado a oleosidade da pele causada pelo filtro solar, e até mesmo, a própria radiação, são os causadores da acne solar. Para evitá-la, é recomendado utilizar produtos adstringentes e protetor solar adequado ao seu tipo de pele.

Dicas de cuidados com a pele

1. Use sempre protetor solar

cuidados-com-a-pele
O uso de protetor solar deve ser intensificado no verão.

O uso de protetor solar deve ser diário e não somente no verão, porém, nessa época do ano seu uso deve ser intensificado.

Para uso diário, é recomendado utilizar fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior. O ideal, é aplicar o produto 30 minutos antes de se expor ao sol para que a pele tenha tempo de absorvê-lo. Passar o produto por todo o corpo, não esquecendo das mãos, pés e orelhas.

Deve-se reaplicar o protetor solar a cada 3 horas, no entanto, caso entre na piscina, tome uma ducha ou tenha transpiração excessiva, esse tempo diminui, fazendo com que tenha que aplicar o produto num menor período de tempo.

Tatuagens e cicatrizes precisam de um cuidado especial, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). As cicatrizes novas podem ficar escuras em exposição prolongada ao sol. No entanto, as mais antigas podem chegar a desenvolver tumores, mesmo que esse seja um evento raro, é melhor prevenir do que remediar.

Os cabelos também não devem ficar de fora, para evitar que eles fiquem danificados com o vento, sol, água do mar e da piscina, aposte nos fluidos siliconados nas pontas.

2. Mantenha a pele limpa e hidratada

Nos dias mais quentes, procure tomar, pelo menos, dois banhos ao dia. Isso ajuda a manter a pele fresca e livre do suor.

O uso de sabonetes antissépticos é ideal para o controle de bactérias e outros micro-organismos que ficam localizados nos pés, axilas e região íntima.

Por último, e não menos importante, logo após o banho hidratar bem a pele, usar um hidratante leve e de preferência sem fragrância. O ideal é caprichar nas regiões onde a pele costuma ser ressecada, como os pés, joelhos e cotovelos.

3. Evite tomar sol no dia da depilação

Uma dica muito importante para manter os cuidados com a pele no verão, é não realizar qualquer tipo de depilação quando for se expor ao sol. O ideal é se depilar com, no mínimo, 48 horas de antecedência à exposição solar.

Tudo isso porque a pele depilada fica sensível, e a exposição ao sol causará manchas escuras nas regiões que passaram por esse procedimento.

4. Uma ducha de água doce após sair do mar ou da piscina

cuidados-com-a-pele
Após sair da água do mar ou da piscina, tome uma ducha de água doce para tirar o sal e o cloro.

Após sair da água do mar ou da piscina, o ideal é tomar uma ducha de água doce, preferencialmente de água fria, para retirar o cloro da piscina ou sal e areia no caso dos banhos de mar.

O cloro e o sol tendem a ressecar a pele, o que pode causar fissuras ajudando a entrada de micro-organismos no nosso corpo.

Uma boa dica, é usar o soro fisiológico para tirar o sal e cloro do rosto. Além de limpar a pele, ele dá uma leve hidratada.

E não esqueça de reaplicar o protetor solar assim que sair da água.

5. Evite tratamentos de pele no verão

Evite realizar tratamentos de pele como lasers, peelings, depilação etc, durante o verão.

Esses tipos de tratamentos danificam a pele bronzeada causando manchas difíceis de tratar.

O ideal, é realizar esses tipos de tratamentos nas estações de outono e inverno, quando a temperatura está amena e a exposição solar não é tão frequente.

Uma dica legal é fazer, pelo menos uma vez por semana, esfoliação nos pés e no rosto. Isso contribui com a retirada das células mortas e a renovação da pele.

6. Procure manter a pele sempre seca

Manter a pele seca é um dos cuidados com a pele no verão mais importantes para evitar o surgimento de fungos causadores da micose de unha. Sendo assim, o ideal é usar sapatos abertos, tipo sandálias e chinelos a fim de evitar que os pés transpirem, como acontece com os sapatos fechados.

7. Como se bronzear com protetor solar

Para queles que desejam ficar com um bronzeado lindo sem prejudicar a pele, é ideal que o bronzeamento seja dividido em sessões diárias de 1 hora, isso já é suficiente para estimular o seu corpo a produzir melanina.

Não se esquecendo que o horário ideal para tomar sol é antes das 10 e após as 16 horas, pois são os horários em que o nível de radiação UVB está menor.

8. Invista em alimentos ricos em betacaroteno

cuidados-com-a-pele
Alimentos ricos em betacaroteno ajudam a manter o bronzeado.

Um dos principais cuidados com a pele no verão também vem de dentro para fora. Para deixar a pele com aquele bronzeado e com uma duração mais longa, invista em alimentos que contenham betacaroteno: como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba.

Esses alimentos protegem do câncer e sua oxidação promove um aspecto de bronzeado dourado à pele, além de contribuir para sua duração.

9. Água, água e mais água

Passar por longos períodos de exposição solar pode levar a desidratação corporal. Os sintomas da desidratação são intensas dores de cabeça e boca seca. O ideal, para manter o corpo hidratado e evitar passar por esse problema, é ingerir cerca de 2 litros de água por dia. A água pode ser substituída por suco de fruta, água de coco ou chá gelado por exemplo.

10. Roupas e acessórios ideais

Além de usar o filtro solar, no alto verão é importante fazer uso de chapéu e roupas frescas. Dê preferência às roupas de algodão quando praticar atividades ao ar livre, pois elas são capazes de bloquear grande parte da radiação UV. Outros tecidos, como o nylon por exemplo, bloqueiam apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas. E não se esqueça dos óculos de sol, eles previnem lesões no olho e também a catarata.

Cuidados diários com a pele

  • Use e abuse dos cremes hidratantes, principalmente após o banho.
  • Aumente a ingestão de líquidos, lembre-se: a melhor hidratação é a de dentro para fora.
  • Inclua nas refeições alimentos que contenham carotenoides. Esses alimentos normalmente tem a coloração amarela, laranja e avermelhada, como: cenoura, abóbora, mamão, beterraba etc.
  • Evite tomar banhos com água na temperatura quente, para evitar o ressecamento da pele. Prefira usar sabonetes e shampoos adequados ao seu tipo de pele.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.