Apenas uma mudança simples no estilo de vida pode ser capaz de acabar com essas dores de cabeça terríveis, que acometem milhares e milhares de pessoas no mundo todo.

dieta-cetogenica-contra-enxaqueca

Muito antes da dieta cetogênica se tornar a número 1 na escolha das pessoas que desejam perder peso, essa estratégia de emagrecimento rica em gordura e com poucos carboidratos foi desenvolvida para ajudar pessoas que sofrem de epilepsia, um distúrbio neurológico que causa atividade anormal no cérebro.

Atualmente, alguns cientistas estão trabalhando em pesquisas para comprovar que a dieta cetogênica pode ajudar também pessoas com outra condição: enxaqueca crônica.

Leia também: Conheça os alimentos que vão ajudar o seu sistema imunológico

No Brasil, milhões de mulheres sofrem de enxaqueca, e os tratamentos com medicamentos analgésicos vendidos sem receita médica nem sempre funcionam. No entanto, o fato de que pequenas mudanças no estilo de vida possam acabar com a dor e com os efeitos colaterais terríveis da enxaqueca é uma notícia mais do que bem-vinda.

Os estudos ainda são muito recentes, não se sabe ainda ao certo o que faz a dieta cetogênica diminuir a enxaqueca, porém, são estudos promissores.

Alterar a dieta de uma pessoa pode ser suficiente para manter as enxaquecas crônicas afastadas. Porém, até o momento, ainda não existem dados suficientes para que os especialistas deem recomendações específicas.

Leia também: Cortisol: Saiba mais sobre o hormônio do estresse

A dieta cetogênica afeta o metabolismo. A pessoa pode ter melhorias devido à perda de peso, ou devido a própria cetose. Isso ainda é desconhecido.

A cetose é o estado no qual o corpo força o organismo a queimar gordura para obter energia em vez de carboidratos, causando consequentemente a perda de peso, além de outros benefícios à saúde, dizem os adeptos da dieta cetogênica.

Uma outra hipótese, é o fato de que essa dieta diminui a ingestão de alimentos processados. Seguindo a dieta cetogênica, a pessoa consumirá mais produtos como ovos, peixes, vegetais com baixo teor de carboidratos e frutas com pouco açúcar.

Leia também: Vale a pena o jejum intermitente para você

A dieta cetogênica pode ser benéfica para pacientes com enxaqueca da mesma maneira que beneficia pessoas que sofrem de epilepsia. Ambas as condições são resultados de uma função anormal no cérebro, como algum tipo de sobreposição.

Algumas opções de tratamento para epilepsia também são usadas para tratar a enxaqueca. Entre eles está o estimulador do nervo vago, que é capaz de reduzir o número de convulsões que uma pessoa epiléptica tem.

Conclusão: caso você sofra de enxaqueca de maneira consistente, vale muito a pena tentar se adaptar a dieta cetogênica. É o que vêm ajudando diversas pessoas no mundo todo, apesar de, no momento, a ciência não tenha estudos suficientes que comprovem o porquê.

E aí, o que achou da matéria?

Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.