Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é uma condição que causa longos surtos de depressão grave durante certas estações do ano, especialmente no inverno.
Quando uma pessoa tem transtorno afetivo sazonal, ela passa por crises de depressão durante uma estação específica do ano, sendo que o mais comum é iniciar no outono, durar todo o inverno e terminar no início da primavera.
Quais são os sintomas do Transtorno Afetivo Sazonal?
Os sintomas associados ao TAS podem variar, e incluem:
- Depressão que começa no outono ou inverno;
- Falta de energia;
- Diminuição do interesse pelo trabalho ou outras atividades;
- Aumento do apetite com ganho de peso;
- Desejos por carboidratos;
- Aumento do sono, com grande sonolência diurna;
- Retirada do convívio social;
- Quedas energia e baixa concentração no período da tarde;
- Movimentos lentos e letárgicos.
Esses sintomas geralmente ocorrem durante o “período sazonal” e após essa estação do ano específica, desaparecem. Os sintomas tendem a reaparecer no mesmo período do ano seguinte .
Quais são as causas do Transtorno Afetivo Sazonal?
Embora as causas do TAS não sejam completamente claras, uma das causas suspeitas é o aumento do nível de melatonina na corrente sanguínea. A melatonina é o hormônio secretado pela glândula pineal, localizada no cérebro. Quando está escuro, o corpo produz melatonina, quanto mais escuro, mais melatonina é produzida. Ela é a responsável por aumentar a necessidade e o desejo de dormir.
Outras causas do TAS podem incluir alterações no ciclo de temperatura do corpo e alterações hormonais.
O transtorno afetivo sazonal é quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens. Pode ocorrer em crianças, mas parece ser mais comum após os 20 anos de idade. Esse transtorno também parece ser mais comum nas pessoas que vivem nos estados do sul em comparação com as que vivem nos estados do norte.
Como prevenir o Transtorno Afetivo Sazonal?
Ainda não é possível prevenir o transtorno afetivo sazonal. O ideal é procurar um profissional para tratamento da depressão e dos sentimentos de tristeza grave. Isso pode diminuir o risco de desenvolver TAS.
Como o transtorno é diagnosticado?
O diagnóstico começa com histórico e exame físico. Isso pode ser tudo o que é necessário para fazer o diagnóstico, mas em alguns casos, outros exames são necessários para descartar problemas físicos ou outros problemas de saúde que possam estar causando TAS.
Quais são os tratamentos para o Transtorno Afetivo Sazonal?
O tratamento depende da existência de outras condições, e pode incluir:
- Aumento da quantidade de luz dentro de casa e no local de trabalho;
- Fazer caminhadas durante o dia para absorver mais luz também pode diminuir os sintomas do transtorno;
- Sessões de terapia de luz, com dispositivos que possuem luzes fluorescentes especiais. A pessoa deve usar o aparelho por alguns minutos todos os dias;
- Medicamentos, como antidepressivos, também podem ser necessários.
Em muitos casos de transtorno afetivo sazonal, a pessoa pode ser encaminhada para sessões de terapia comportamental.
Quais são os efeitos colaterais dos tratamentos?
Os efeitos colaterais dependem do tratamento utilizado. Nos casos de terapia de luz, os efeitos incluem sensibilidade à luz, principalmente na área dos olhos. Já os medicamentos antidepressivos podem causar: dificuldade para dormir, irritabilidade, diarreia e dores de cabeça.
O que acontece após o tratamento para a doença?
Na maioria dos casos, pode ser necessário continuar o tratamento por toda a vida. A pessoa pode ser capaz de realizar o tratamento em casa e acompanhar com o médico ou terapeuta.
Como o transtorno é monitorado?
O transtorno afetivo sazonal é monitorado pela própria pessoa através de seus sentimentos. Se os sintomas continuarem ou progredirem, como sensação de tristeza ou depressão grave, a pessoa deve procurar um médico ou psicólogo o mais rápido possível.
E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!
IMPORTANTE
ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.
A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.