Idosos com um peso saudável, porém com uma cintura larga, podem ter maior chance de desenvolver demência, de acordo com alguns estudos recentes.

aumento-da-cintura-e-demencia

O aumento de gordura corporal e a obesidade são fatores de risco que aumentam as chances de demência. O indicador utilizado para verificar se você está com o índice de massa corporal ideal é o IMC, que é normalmente utilizado para verificar o excesso de gordura corporal.

Calcule o seu IMC aqui.

Uma pesquisa realizada na Coreia do Sul, em 2019, estudou os perfis de 473.000 pessoas com idades de 65 anos ou mais e diagnosticou que 13% delas tinham quadro de demência.

Leia também: 10 dicas fáceis para emagrecer

O estudo verificou também, que entre as pessoas com um IMC ideal, as taxas de demência aumentavam consideravelmente nas pessoas que possuíam cinturas com tamanhos iguais ou maiores a 90 cm.

Os cientistas sugeriram que, entre os idosos, o tamanho da cintura pode ser um melhor indicador para o excesso de gordura do que o IMC. Isso se deve ao fato de que com mais idade tem uma tendência maior a perder músculos e ganhar gordura sem que seu peso seja alterado.

Calcule sua necessidade diária de calorias: Calculadora de ingestão de calorias diárias

Uma cintura maior também é sinal de excesso de gordura visceral, que é mais profunda e mais danosa do que a gordura subcutânea, ela fica armazenada na cavidade abdominal.

Quantidades grandes de gordura visceral também vem sendo associadas a diversos problemas de saúde como doenças cardiovasculares e diabetes.

E aí, o que achou da matéria?

Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.