O que é Líquen Plano?
Líquen plano é uma doença de pele que causa inflamação, coceira e lesões cutâneas.
O que acontece com o corpo?
Líquen plano é uma doença da pele que produz placas escamosas e arroxeados com linhas brancas ou manchas. Acredita-se que seja uma doença autoimune, em que a pessoa produz anticorpos contra seus próprios tecidos. Essa resposta imune anormal pode ser desencadeada por uma infecção viral. O líquen plano se desenvolve lentamente e geralmente desaparece em 18 meses. No entanto, em algumas pessoas pode durar muitos anos.
Quais são os sintomas do líquen plano?
Os sintomas do líquen plano podem incluir:
- Lesões planas, arroxeadas, semelhantes a espinhas principalmente nos pulsos, lombar, canelas e, as vezes, nos genitais;
- Queda de cabelo;
- Coceira;
- Lesões brancas semelhantes a rendas que surgem na boca e nas superfícies mucosas dos genitais;
- Feridas dolorosas na boca e genitais.
Os sintomas pioram se uma pessoa se estressar.
Quais são as causas do líquen plano?
Acredita-se que o líquen plano seja uma doença autoimune que pode ser desencadeada por uma infecção viral. Esse transtorno pode se desenvolver após a exposição a certos medicamentos, corantes e produtos químicos, incluindo:
- Ouro;
- Antibióticos;
- Antimônio;
- Arsênico;
- Cloroquina;
- Diuréticos;
- Iodeto;
- Fenotiazina;
- Quinacrina;
- Quinidina.
Como prevenir o líquen plano?
Não há qualquer método para prevenir o líquen plano conhecido até o momento. Evitar certos produtos químicos e medicamentos pode reduzir os surtos em alguém com esse transtorno.
Como é feito o diagnóstico do líquen plano?
Uma aparência distinta das lesões cutâneas e bucais pode indicar o líquen plano. Uma biópsia das lesões confirma o diagnóstico. O médico remove uma pequena parte da pele afetada. A amostra é então examinada sob um microscópio em laboratório.
Quais são os efeitos a longo prazo da doença?
Lesões cutâneas de líquens que persistem podem estar associadas a queda de cabelo e perda completa das unhas. O líquen plano de longo prazo dentro da boca e a região genital tem sido associado ao câncer genital e oral.
Quais são os tratamentos para o líquen plano?
Se os sintomas do líquen plano forem leves, nenhum tratamento pode ser necessário. O tratamento do líquen plano pode incluir:
- Anti-histamínicos para reduzir o desconforto;
- Lavagem bucal de lidocaína líquida para anestesiar as áreas afetadas;
- Corticosteroides tópicos;
- Corticosteroides orais;
- Terapia leve com luz ultravioleta.
Quais são os efeitos colaterais dos tratamentos?
Os efeitos colaterais dependem dos medicamentos específicos utilizados, mas podem incluir sonolência e reações alérgicas. O uso a longo prazo de corticosteroides orais pode diminuir a resistência à infecção.
O que acontece após o tratamento?
As lesões cutâneas do líquen plano podem clarear completamente com o tratamento. A recorrência da doença ocorre quando o tratamento é interrompido. Além disso, o grau e a gravidade do líquen plano podem variar de pessoa para pessoa.
Como o líquen plano é monitorado?
O líquen plano da mucosa oral e genital precisa ser monitorado de perto, uma vez que essas lesões estão associadas a cânceres bucais e genitais. Qualquer sintoma novo ou pior deve ser relatado ao médico o quanto antes.
E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!
IMPORTANTE
ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.
A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.