Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas, todos nós já tivemos ou conhecemos alguém que tem.

Mas, apesar de não serem consideradas uma doença, essas manchas brancas podem, contudo, indicar que alguma coisa não vai bem com a nossa saúde.

O que é leuconiquia?

Leuconiquia, onde “leuco” quer dizer branco e “niquia” quer dizer “unha” é uma mancha branca que aparece nas unhas e não são consideradas uma doença.

Apesar de não virem acompanhadas de qualquer sintoma, essas marquinhas indicam que ocorreu algum tipo de alteração na estrutura ungueal. No entanto, quando o problema se torna recorrente, o ideal é procurar auxílio médico.

Causas das manchas brancas nas unhas

manchas-brancas-nas-unhas
Alergia a produtos como esmaltes pode ser uma das causas do problema.

As leuconiquias podem afetar tanto as unhas das mãos da quanto as unhas dos pés. Qualquer ocorrência que seja capaz de causar alteração na matriz da unha pode levar ao surgimento delas, assim como:

  • Alergia a determinados produtos: esmaltes, removedores de esmaltes, produtos de limpeza e produtos químicos;
  • Falta de nutrientes e vitaminas, tais como: cálcio, ferro, zinco, silício, ácido fólico, vitaminas do complexo B;
  • Traumas também podem levar ao aparecimento de manchas brancas nas unhas, por exemplo: prender o dedo em alguma porta, tropeçar, bater um prego etc.;
  • Antibióticos da classe das sulfonamidas, como Sulfametoxazol + trimetoprima;
  • Tratamentos quimioterápicos, mesmo que sejam por via oral;
  • Variações hormonais na mulher;
  • Fatores genéticos: algumas pessoas simplesmente têm predisposição para o aparecimento das manchas;
  • Alguns tipos de doenças, como: anemia, psoríase e doença renal;
  • O uso prolongado de esmalte; ao ser removido das unhas, ele pode chegar a extrair queratina, ou seja, ele retira parte da proteína principal de estruturação das unhas. É muito importante deixar a unha “respirar”, isto é, deixá-la um período sem contato com esmaltes e acetona.
  • E, por fim, as onicomicoses (micoses de unha), causadas por materiais de cutilamento das unhas sem a devida esterilização. Se você for adepta de fazer as unhas nos salões de beleza, o ideal é ter o seu próprio material para levar a manicure.

Tipos de Leuconiquias (manchas brancas)

De acordo com dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo, essas manchas brancas podem ser de três tipos distintos.

Leuconiquia pontuada: Manchas brancas puntiformes, pontinhos brancos em algumas partes das unhas.

Leuconiquia transversal: Estrias, ou melhor dizendo, listras brancas transversais.

Leuconiquia total: Manchas que deixam as unhas totalmente esbranquiçadas. Causada, principalmente, por problemas genéticos ou por ação do ambiente, no caso de doenças como vitiligo.

As manchas brancas, isto é, as leuconiquias pontuadas e transversais, são as mais comuns, pois surgem em virtude de traumas na base das unhas, ou seja, no leito ungueal. Ocorre principalmente quando as unhas são trabalhadas por manicures.

Sendo assim, essas pequenas manchas, nada mais são do que o nosso corpo avisando que algo está errado e precisa de mais atenção.

Tratamento para leuconiquia

Normalmente, essas manchas brancas nas unhas somem espontaneamente, desse modo, não é necessário qualquer tipo de tratamento. Mas há alguns tratamentos que ajudam a acabar com a leuconiquia e eventualmente prevenir seu o aparecimento.

Quando houver a necessidade de tratamento, serão realizados tratamentos tópicos, com produtos a base de D-Pantenol e vitaminas que tem a finalidade de incentivar o fortalecimento das unhas caso estiverem fracas e quebradiças.

Alguns dermatologistas podem receitar um tratamento via oral a base de vitaminas do complexo B, além de silício e zinco.

No entanto, apenas um profissional médico saberá indicar o tratamento mais adequado ao paciente.

Como prevenir a leuconiquia

Manicure
O ideal é ter o seu próprio material para levar a manicure.

Em primeiro lugar, no caso de pessoas que usam esmaltes, o ideal é que antes de pintar as unhas novamente, retire totalmente o esmalte com removedor de esmaltes e hidrate-as muito bem, com produtos específicos para esta finalidade. Principalmente produtos que contenham em sua fórmula D-Pantenol.

Também é recomendado que proteja as mãos ao utilizar produtos que possam causar qualquer tipo de irritação e/ou alergia. Como, por exemplo, os produtos utilizados na limpeza doméstica.

Por último, a principal atitude a ser tomada é com a alimentação. Mantenha uma alimentação saudável a fim de evitar a carência de vitaminas e sais minerais, principalmente as vitaminas estruturais que conferem força e crescimento as unhas, tais como: o cálcio, muito encontrado no leite e derivados, o ferro que é abundante nas carnes vermelhas, vitamina B12, muito encontrada em peixes como o salmão, zinco, presente nas oleaginosas como castanhas e amêndoas e o ácido fólico, encontrado em grãos como lentilha.

Mas, se você mantém uma alimentação saudável, toma todos os cuidados com suas unhas e ainda assim tem essas manchinhas brancas, não se preocupe, na maioria das vezes não há problema algum.

Uma maneira fácil e barata de amenizar as manchas brancas nas unhas, bem como deixá-las mais fortes e bonitas, é fazer essa misturinha e aplicá-la na região diariamente:

Misturinha

Ingredientes

  • 1 colher de chá de óleo de malaleuca;
  • 1 colher de chá de óleo de sementes de alperce;
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa;
  • 1 cápsula de 400 UI de óleo de vitamina E.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes num frasco, em seguida agite bem e massageie as unhas e cutículas, de preferência após o banho.

IMPORTANTE: A busca por um profissional dermatologista é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para o problema. Lembrando que a leuconiquia total deverá ser tratada apenas por um médico especialista.