A acne vulgar é uma doença de pele não contagiosa. Diversos fatores são responsáveis por seu surgimento, entre eles estão: o estresse, a hereditariedade, alterações hormonais, infecção por fungos e bactérias e até mesmo a predisposição genética.

O que é acne vulgar?

Acne vulgar é um problema dermatológico muito frequente e que está relacionado à produção dos hormônios masculinos. Ao atingir as glândulas pilossebáceas, passa a ser produzida uma maior quantidade de matéria gordurosa. Essa matéria não chega a atravessar a abertura do poro e então, fica concentra ali, formando cravos pretos (comedões abertos) que escurecem, pois oxidam em contato com o ar, ou cravos brancos (comedões fechados).

Então, devido ao entupimento dos folículos pilosos, essa matéria fica retida favorecendo a infecção por bactérias, principalmente pela Propionibacterium acnes.

Leia também: Foliculite: causas e tratamentos

A acne vulgar não é uma doença contagiosa. Ela é mais comum na puberdade, adolescência e em adultos jovens. É frequente durar por mais tempo nas mulheres adultas, e é conhecida como acne da mulher adulta. São casos que podem estar relacionadas com o ciclo menstrual e se instala principalmente na área da mandíbula. Já nos homens, o quadro pode ser mais grave e, caso não realize o tratamento pode durar por muitos anos.

Leia também: Acne fúngica: já ouviu falar da Malassezia?

Classificação da acne vulgar

A acne vulgar é classificada de acordo com a gravidade das lesões, veja abaixo:

  • Grau I: comedões abertos e fechados sem sinais de inflamação;
  • Grau II: comedões, bolinhas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas) com pus;
  • Grau III: aparecimento de cistos, de lesões mais profundas, inflamadas e que doem bastante;
  • Grau IV: nesse grau já se formam nódulos, abcessos e cistos com muito pus, muito inflamados e doloridos. Nessa forma a doença pode deixar o portador com aparência desfigurada;
  • Grau V: tipo muito raro e que provoca declínio do estado geral do paciente, exigindo internação hospitalar.

Causas e fatores de risco

A acne vulgar é um problema de pele multifatorial. Predisposição genética, hereditariedade, infecção por fungos e bactérias, alterações na produção dos hormônios, ansiedade e até o estresse emocional é considerado um fator de risco para o surgimento da doença ou agravamento do quadro clínico.

Apesar de não existirem estudos que comprovem a relação entre a alimentação e o surgimento da acne, se o paciente perceber que alguns alimentos como: frituras, nozes, amendoins e chocolate pioram as crises, o ideal é excluí-los da dieta. Pessoas que possuem a pele oleosa precisam diminuir também a utilização de maquiagens e loções hidratantes mais gordurosas.

acne_vulgar
Formação da acne vulgar

Leia também: Dermocosmético, Cosmético ou Medicamento: Qual Usar?

Quais os sintomas

A acne vulgar ocorre mais na região do rosto, ombros, peito e costas e pode variar de volume conforme o tipo de pele e predisposição genética. É comum a sensação de ardor, dor, coceira e irritação na região acometida pela doença. Além disso, devido à aparência que a acne concede aos portadores, é comum ocorrer problemas psicológicos, sociais e comprometimento da autoestima.

Quando as lesões são mais severas e quando o portador manipula de maneira inadequada as feridas, pode surgir cicatrizes difíceis de reparar.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da acne vulgar é clínico e avalia a existência de comedões, o aspecto das lesões e o histórico do paciente. É importante determinar o diagnóstico diferencial com outras doenças que geram as bolinhas e pústulas para poder indicar o melhor tratamento para o problema.

Como tratar acne vulgar?

O tratamento vai depender do tipo e da gravidade da acne e deverá ser continuado até que ela desapareça por completo. Em casos mais leves, o uso de medicamentos tópicos pode ser suficiente para desobstruir os folículos pilosos, controlar a oleosidade da pele e impedir que se desenvolvam fungos e bactérias.

Alguns antibióticos por via oral ou tópica ou, quando necessário, sob a forma de injeções imediatamente dentro das lesões podem ser uma opção de tratamento para os casos em que a acne está muito inflamada e purulenta.

Uma limpeza da pele mais agressiva para remover os comedões só deve ser realizada quando indicada como parte do tratamento prescrito por um médico.

Laser, micodermoterapia e Peelings químicos também são métodos de tratamento indicados para a acne vulgar.

Recomendações

Algumas recomendações frequentes são:

  1. Lavar o rosto constantemente não evita o surgimento da acne vulgar e, principalmente, não melhora as lesões já existentes, porém é fundamental limpar a pele, principalmente antes de dormir;
  2. Apertar, ou espremer a acne pode resultar em cicatrizes definitivas;
  3. Submeter o rosto ao sol não secará a acne;
  4. Se a acne está afetando sua autoestima, procurar por ajuda psicológica pode ser um recurso importante;
  5. Siga sempre as orientações de um dermatologista. Essa é a melhor forma de tratamento para as doenças da pele.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional dermatologista é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.