É uma infecção causada por fungos, os quais se alimentam da queratina, proteína que é responsável pela formação das unhas. As unhas mais afetadas pela onicomicose são as dos pés, devido ao fato de enfrentarem ambientes mais úmidos, quentes e escuros com uma frequência maior do que as unhas das mãos. Esse é o ambiente mais ideal para o crescimento e desenvolvimento dos fungos.

Tipos de micose de unha

micose-de-unha

Descolamento da borda livre: é forma mais frequente de micose de unha, nela ocorre o descolamento da unha e, normalmente, esse processo se inicia pelos cantos. A área fica oca, onde ficam acumulados restos de queratina, fungos e bactérias.

A aparência é amarelada ou esbranquiçada. No entanto, nem todo descolamento de unha é sinônimo de micose. Pode ser também devido a traumas quando a unha está comprida, em pessoas que correm e nas que praticam esportes com alto grau de impacto nos pés, como tênis e futebol.

Espessamento: acontece quando as unhas endurecem, se tornam grossas e, normalmente ficam escurecidas, algumas chegam até a doer. A micose de unha pode fazer com que a unha adquira uma aparência grossa, conhecida popularmente como “unha de telha” ou “unha de gavião”. Mas nem toda unha com essa aparência, necessariamente, possui micose. Isso pode ocorrer, as vezes, pelo simples uso de sapatos apertados ao longo de muitos anos.

Você já teve aquelas manchinhas brancas nas unhas? Elas são, muitas vezes confundidas com micose, mas são apenas leuconiquias. Saiba mais.

Como identificar a micose de unha

Um sinal claro de onicomicose é quando as unhas ficam esbranquiçadas ou amareladas, até mesmo mais grossas, parecendo que estão descolando da pele.

Para realizar o diagnostico da micose de unha, o dermatologista corta uma parte da unha infectada e o envia ao laboratório para fazer uma análise e identificar o fungo responsável. Esse exame é importante para que o médico dermatologista possa indicar o tratamento mais adequado para o problema.

Tratamentos

O tratamento da micose de unha pode ser realizado com medicamentos antifúngicos em forma de comprimidos prescritos pelo dermatologista ou através da aplicação de pomada ou esmalte diretamente na unha com o fungo, como o Fungirox, Loceryl ou a Micolamina, por exemplo.

Uma opção muito indicada por profissionais, é o uso de laser, muito utilizado para tratar micose crônica. Embora seja uma forma de tratamento bem mais cara do que as pomadas ou esmaltes, os raios infravermelhos emitidos pelo laser são extremamente mais eficazes.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento da onicomicose normalmente é bem demorado, isso porque as unhas dos pés demoram muito para crescer, e o fungo só é eliminado quando a unha cresce o bastante. Sendo assim, geralmente a cura chega a demorar por volta de 6 meses nas micoses das unhas das mãos e 12 meses para as dos pés, isso quando o tratamento é seguido do modo correto.

Opções caseiras para tratar a micose

Algumas pessoas preferem deixar de lado os antifúngicos e realizar tratamentos caseiros para micose de unha.

Existem diversos tipos de tratamentos caseiros e “receitinhas da vovó”, um muito utilizado é a aplicação de 2 a 3 gotas de óleo de cravo-da-índia na unha afetada no mínimo 2 vezes ao dia, devido ao cravo-da-índia possuir uma ação antifúngica e cicatrizante, é um bom aliado para esse tratamento. Outros os óleos essenciais que também possuem ação antifúngica são os óleos de orégano ou malaleuca e, por isso, também podem ser utilizados.

Além disso, para o tratamento caseiro, deve-se adotar alguns cuidados como:

  • Evite usar sapatos muito apertados;
  • Prefira as meias de algodão;
  • Lave e seque muito bem os pés, não esqueça o meio dos dedos;
  • Use sempre chinelos ao frequentar piscinas ou banheiros públicos;
  • Não compartilhe materiais de manicure e pedicure.

São cuidados que aceleram o tempo de tratamento da onicomicose e também previnem uma nova infecção.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional dermatologista é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.