O estresse é uma reação que temos a algumas situações, sejam elas boas ou ruins, e que atrapalham o equilíbrio do corpo e da mente.

estresse

Quando você está estressado, seu corpo passa por diversas mudanças. Essas mudanças são conhecidas por respostas de fuga, ou seja, uma reação ao risco ou entusiasmo. Isso se remete a milhões de anos.

Nossos antepassados tinham que lutar por sua comida, além de fugir e se defender dos inimigos. Então, nessas situações ficavam estressados, e foi esse reflexo que os ajudou a sobreviver, gerando rajadas rápidas de oxigênio e energia em seus corpos.

Leia também: Cortisol, o hormônio do estresse

Atualmente, não encaramos os mesmos perigos que nossos antepassados. Porém, o nosso corpo às vezes responde a um estímulo cotidiano como sendo uma ameaça física: um prazo curto no trabalho, uma doença, um casamento se aproximando ou até mesmo uma simples compra para as férias pode gerar uma resposta de fuga. E então seus músculos se contraem, sua pressão arterial e frequência cardíaca sobem e sua respiração fica acelerada.

Acontece que essas reações ao estresse nem sempre são ruins. Elas ajudam você a se concentrar e a se preparar para a tarefa que deve realizar. Mas as instabilidades hormonais, quando desencadeadas repetidamente, acabam consumindo a capacidade do corpo de se restabelecer e afetam sua saúde física e mental, causando distúrbios de sono, dores de cabeça, dores musculares, pressão alta e até doenças cardíacas e depressão.

A longo prazo, o estresse também prejudica o sistema imunológico do corpo, aumentando suas chances de pegar resfriados, gripes e outras doenças, podendo até causar infertilidade.

Leia também: Alimentos que vão fortalecer o seu sistema imunológico

Os sintomas provocados pelo estresse, como por exemplo: tensão, mau humor, fadiga, distúrbios do sono, distúrbios alimentares além do abuso de álcool e drogas, somam entre 75% de todas as consultas médicas.

Para melhorar esse quadro, você deve mudar o modo como reage aos eventos estressantes, assim conseguirá manter o equilíbrio fazendo com que o estresse trabalhe para você e não contra você. Essa mudança vai melhorar sua saúde e qualidade de vida.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.