Paroníquia é o nome dado ao processo de inflamação da pele em torno da unha e que nossos avós chamavam de unheiro.

O que é paroníquia?

A paroníquia, ou unheiro, é uma inflamação na pele que se desenvolve em torno da unha. Normalmente é um problema agudo, porém, em alguns casos pode se tornar crônico.

É uma doença que muitas vezes é confundida com micose de unha. Normalmente é provocada devido a traumas nessa região como por exemplo: remoção das cutículas ou utilização de produtos químicos como os detergentes de cozinha. As pessoas que trabalham em certas profissões estão mais predispostas a adquirir paroníquia, principalmente as que têm um contato maior com a água, como copeiras, cozinheiras, lavadeiras etc.

Como surge a paroníquia?

A paroníquia se desenvolve na cutícula, também chamada de borda ungueal. Quando há “perda” da cutícula, alguns produtos irritantes e/ou microrganismos penetram na região causando inflamação. O problema pode se alastrar para a polpa do dedo e, dependendo da gravidade, provocar alteração até no formato da unha.

Quais os sintomas da paroníquia?

Os sintomas da paroníquia geralmente são visíveis e incluem:

  • Dor latejante;
  • Vermelhidão;
  • Calor na região;
  • Inchaço ao redor da unha;
  • Febre, em alguns casos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica no próprio consultório médico. Caso haja indícios de bactérias e/ou fungos, pode ser solicitado uma biópsia para análise afim de identificar fungos e bactérias.

Quais os tratamentos para paroníquia?

O tratamento para paroníquia ideal deve ser indicado pelo médico dermatologista após exame clínico e/ou laboratorial, e pode incluir: antibióticos, anti-inflamatórios, corticoides e, dependendo do caso, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica para drenagem do pus e alívio da dor.

Como prevenir a paroníquia?

paroniquia
Mantenha as mãos sempre bem limpas e secas.

Em grande parte dos casos é possível evitar o fator desencadeante, afastando a possibilidade de ser uma alergia, evitando contato com agentes químicos e evitando “roer” as pelinhas ao redor das unhas.

Outras dicas de cuidados incluem:

  • Utilizar luvas de borracha quando precisar fazer uso de substâncias químicas ou corrosivas;
  • Manter as unhas sempre limpas e secas;
  • Evitar cortar e empurrar as cutículas;
  • Evitar morder as unhas;
  • Proteger contra traumas constantes.

Se você for portador de diabetes, procure manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados com dieta e/ou medicamentos.

Sobre o prognóstico

O tempo de tratamento de uma paroníquia vai depender muito do tipo. Se realizar o tratamento adequado, conforme prescrição médica, a paroníquia aguda pode ser curada no prazo de 5 a 10 dias sem causar dano para a unha.

Já no caso da paroníquia crônica, o tempo de tratamento pode durar várias semanas. Mesmo após ser realizado o tratamento adequado, a paroníquia pode retornar facilmente, caso haja lesão na área novamente.

Em casos mais raros, quando o problema evolui para um grau mais severo, a paroníquia pode progredir para a osteomielite, que seria uma infecção nos ossos do dedo.

Leia mais sobre tratamentos para micose de unhas clicando aqui.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.