O que você pode fazer por si mesmo? Você pode fazer muito para diminuir o estresse e aprender lidar melhor com isso.

como-controlar-o-estresse

Em primeiro lugar, diminua o ritmo. Pense nos seus problemas, pense no que está causando o estresse em sua vida e como você pode resolver cada um. Procure maneiras de impedir que situações estressantes aconteçam ou se desenvolvam, para que você não fique constantemente estressado desenvolvendo algum tipo de estresse crônico.

Leia também: Estresse – O que o médico pode fazer por você?

Aqui estão algumas dicas que vão ajudá-lo a trabalhar melhor os seus desafios diários e aliviar o estresse:

1. Atividade física

Estudos mostraram que as pessoas que praticam atividade física regularmente se sentem menos ansiosas e mais tranquilas. Fazer exercícios como correr, caminhar, andar de bicicleta ou qualquer coisa que te faça transpirar e distrair, dá ao seu corpo a oportunidade de gastar a energia que ele acumula ao se preparar para passar por uma situação de estresse, que é a chamada resposta de fuga.

Os exercícios também ajudam a evitar alguns danos causados pelo estresse. Diminui a pressão sanguínea, fortalece o coração e as artérias, melhora o sistema imunológico para combater infecções e diminui o risco de diabetes.

Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma. Caso você não se exercite regularmente há algum tempo, tente começar com um pouco a cada dia. Utilize as escadas ao invés do elevador. Passeie com o cachorro por 15 minutos todas as noites etc. Procure algo que você goste, assim fica muito mais fácil manter o ritmo e não desanimar.

2. Tente vencer o estresse no trabalho

  • Ria mais. O humor facilita momentos estressantes;
  • Tente não ser tão perfeccionista. Crie metas razoáveis e pergunte a si mesmo se tudo o que faz tem que ser o melhor;
  • Se o dia estiver muito agitado, faça algumas pausas para se acalmar. Tente parar, pelo menos, 15 minutos 3 vezes durante o dia;
  • Faça exercícios de respiração profunda, eles realmente relaxam. Que tal Ioga ou meditação?
  • O dia está curto? É verdade, a falta de tempo causa estresse em muitas pessoas. Tente um curso de gerenciamento de tempo. Organizar sua vida profissional e doméstica pode fazer milagres para aliviar o estresse.

3. Tenha um animal de estimação

Estudos já comprovaram que um animal de estimação alivia o estresse além de diminuir diversos problemas de saúde.

Caso seja alérgico, já tem novidades pintando no pedaço: Uma vacina para os amantes dos gatinhos está sendo lançada, por isso, não se preocupe.

4. Tenha uma boa noite de sono

Noites bem-dormidas aliviam e previnem o estresse. E nesse caso, a qualidade é melhor do que quantidade. Aqui vão algumas dicas para você conseguir uma boa noite de sono:

  • Evite levar seus problemas e seu trabalho para dormir com você. Não pense neles tarde da noite;
  • Tenha uma rotina do sono. Procure dormir todas as noites no mesmo horário. Se as sonecas do final da tarde prejudicam seu sono da noite, evite-as. Se for sensível a cafeína, corte-a após as 17:00 horas. Desligue as telas, deixe o quarto escuro, silencioso e bem ventilado;
  • Relaxe, procure ler, meditar, respirar profundamente ou fazer alguns alongamentos.
  • Use a sua cama apenas para dormir. Evite assistir TV, comer ou trabalhar nela;
  • Quando deitar e não conseguir dormir, evite ficar na cama pensando ou mexendo no celular. Levante-se e procure ler alguma coisa, tomar um chá quente, qualquer coisa que lhe agradar, e só volte para a cama quando estiver com sono. Acorde no horário normal na manhã seguinte e não tire cochilos durante o dia.

Leia também: O que causa o estresse?

5. Se alimente bem

É comum negligenciar sua dieta quando você está sob uma situação de estresse. E ao mesmo tempo, a dieta também afeta como você lida com o estresse. Se esforce para comer bem e manter as quantidades diárias recomendadas de vitaminas e minerais. Evitar ou diminuir a cafeína, ela aumenta os níveis de ansiedade.

6. Tenha cuidado com o álcool

Note o quanto você bebe. Os “apaziguadores” do estresse, como as bebidas alcoólicas, podem esconder a fadiga, prejudicar o coração e aumentar a pressão arterial. Beba com moderação.

7. Fique envolvido

As amizades podem ajudar a aliviar o estresse melhorando muito a sua saúde. Estudos mostram que o contato frequente com outras pessoas reduz o risco alguns tipos de doenças. Ter uma vida social legal, diminui a mortalidade quase tanto quanto ter colesterol baixo ou não fumar. Se você está sofrendo de estresse crônico, procure um grupo de apoio ou de gerenciamento de estresse para conversar com pessoas que passam pelo mesmo problema e sabem o que você está sentindo. Você aprenderá como lidar com o estresse, além de fazer novos amigos.

Cada um reage a sua maneira ao enfrentar desafios e problemas. Diante de uma fila longa e lenta nos bancos, a maioria de nós se irrita mas deixa isso de lado, porém, uma em cada cinco pessoas é a que chamamos de um “reator quente”, que fica com raiva e frustrado fazendo aquele barraco. Se você é um “reator quente”, essas explosões de raiva podem fazer mal para sua saúde.

Estudos demonstraram que, se você é uma pessoa do tipo que se irrita facilmente, seu risco de adoecer por problemas cardíacos é 2 vezes maior do que das outras pessoas.

Leia também: Como seu corpo reage ao estresse

A raiva consome e desgasta todo o corpo, incluindo coração, vasos sanguíneos, sistema imunológico e estômago. Quando você sente raiva, as gorduras que seu corpo libera na corrente sanguínea não queimam como fariam caso você estivesse fugindo de um inimigo. Pelo contrário, elas vão entupir suas artérias, levando à angina e talvez a um ataque cardíaco. O estresse pode não ser o principal causador de um ataque cardíaco, pressão alta ou aterosclerose (estreitamento e entupimento das artérias), porém, ele pode agravar esses problemas.

Quando estiver com raiva, tente se fazer essas 3 perguntas:

Esse problema é realmente importante?

Minha raiva é justificada?

Há algo que eu possa fazer para corrigir o problema?

Se sua resposta para qualquer uma dessas perguntas for NÃO, então respire fundo algumas vezes e diga a si mesmo para manter a calma.

Se alguma resposta for sim, não ferva silenciosamente. Ao invés disso, faça algo para mudar a situação. Vai valer a pena: em um estudo realizado com pessoas que são “reatores quentes”, 77% deles conseguiram baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol apenas treinando manter a calma.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.