É muito comum as pessoas terem a sensação de que estão “retendo líquidos”, aquela sensação de pernas inchadas ao final do dia. Sabe aquelas marquinhas de pressão das meias e dos sapatos? Então, elas podem ser um sinal de que seu corpo está retendo líquidos.

O que é a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos é o nome que popularmente se dá ao inchaço no corpo ou em alguma parte dele. Sua provável causa está ligada a problemas nos rins, no coração, fígado ou até mesmo a doenças na tireoide, que podem provocar um tipo específico de edema.

É muito comum as pessoas terem a sensação de que estão “retendo líquidos”. Sentem as pernas mais inchadas ao final do dia. Sabe aquelas marquinhas de pressão das meias e dos sapatos? Então, elas são um exemplo de inchaço, ou edema, como os médicos costumam chamar.

Esse inchaço é a consequência do lançamento de um líquido que é carente em proteínas do sangue e que sai dos vasos sanguíneos indo para o tecido subcutâneo. E é esse líquido proporciona a aparência inchada e brilhante na pele.

retenção-de-liquidos
Essas marquinhas são um exemplo do inchaço.

Leia também: Vale a pena o jejum intermitente para você

O que causa retenção de líquidos?

Há meios extremamente sofisticados para preservar o equilíbrio dos líquidos corporais. Um pouco mais de 2/3 dele é constituído por água. No entanto, todos os fluidos do nosso corpo, até mesmo o sangue, são subdivididos conforme sua função.

Qualquer desarmonia nesse mecanismo, como sedentarismo, variação da pressão sanguínea, ação da força da gravidade, variação na quantidade de proteínas no sangue, na quantidade de sais minerais no corpo, além de outros fatores, são capazes de favorecer o surgimento do inchaço.

Outras possíveis causas para o organismo reter líquidos são:

  • Problemas no coração, nos rins ou fígado;
  • Doenças na tireoide capazes de provocar algum tipo específico de edema;
  • Alguns medicamentos como alguns anti-hipertensivos, que são capazes de alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
  • Respostas inflamatórias, como as que acontecem quando há reações alérgicas.

Em grande parte das vezes, no entanto, alguns inchaços pequenos possuem causa local, como a circulação insatisfatória.

Leia também: Descubra os segredos do chá-verde

Sintomas

A maioria das pessoas percebem os indícios do edema nas regiões mais passiveis ao acúmulo de líquidos. Isso pode ser nas pernas, pés, nas costas das pessoas que passam longos períodos deitadas ou também, em algumas regiões mais suscetíveis à ação da força da gravidade.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da retenção de líquidos é feito através da avaliação clínica do quadro do paciente. Algumas vezes é necessário realizar alguns exames de sangue para verificar a dosagem da quantidade de sais e proteínas, e também, passar por uma avaliação renal, cardíaca, hepática, imunológica e de tireoide. O médico também pode solicitar exames para a avaliação de veias e artérias do local mais afetado pelo inchaço.

Há uma causa e um tratamento específico para cada tipo de inchaço. Não se automedique. Procure sempre um médico.

Recomendações

Quando procurar um médico:

  • Quando amanhecer, se notar as pálpebras ou o rosto todo inchado;
  • Ao perceber seus pés muito inchados, principalmente no final do dia, inchados a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados;
  • Quando começar a tomar algum medicamento e aparecer qualquer inchaço no corpo, pois pode ser efeito colateral ou alguma reação alérgica gerada pelo medicamento;
  • Caso perceba um inchaço assimétrico (apenas uma perna, ou só um braço, por exemplo), mesmo que seja leve.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.