Diferente dos boatos espalhados através de diversas fake news, o álcool 70% é sim, muito eficaz na prevenção do coronavírus e deve ser, com frequência, utilizado tanto nas mãos quanto em objetos.

coronavírus
O álcool 70% é realmente eficaz?

Após a chegada desse novo vírus (Sars-cov-2, também chamado de Covid-19) ao Brasil, passou a ser essencial um reforço maior no principal hábito de higiene: lavar as mãos com sabonete e água. E, no caso de não ser possível a correta higienização das mãos, o álcool gel é sim, um substituto que pode e deve ser utilizado para essa finalidade, ao contrário de centenas de fake news que circulam pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, dizendo o contrário.

coronavírus
Higienizar as mãos é a maneira mais eficaz na prevenção ao coronavírus.

Além disso, o álcool 70% também deve ser utilizado para desinfetar objetos, como por exemplo: teclados, celulares, cadeiras, maçanetas além de outros que sejam de uso compartilhado ou que possam ser mexidos por diversas pessoas frequentemente. Para desinfetar os materiais, basta utilizar um pano úmido com o produto e passar diretamente no objeto.

Leia também: Retenção de líquidos: Por que ela acontece?

A prescrição é para que o produto utilizado seja o álcool 70%, quer dizer que ele precisa ser composto por 70% de álcool etílico (etanol). Conforme o Conselho Federal de Química – CFQ, essa é a porcentagem ideal para combater micro-organismos, desde bactérias, vírus e até fungos.

Para identificar essa porcentagem, leia atentamente o rótulo do produto. Algumas vezes vem representado pelo símbolo % e outras vezes pelo símbolo de grau °, como nas marcações de temperatura ou apenas álcool 70.

O álcool em gel é um produto facilmente encontrado em supermercados, farmácias, drogarias e perfumarias. Um frasco costuma custar de 5 a 15 reais.

IMPORTANTE: Seja consciente, não compre grandes quantidades do produto nas lojas, e atente-se para não comprar produtos sem registro, falsificados ou adulterados Todas as pessoas têm o direito de se prevenir e se proteger.