Lembram daquelas “receitinhas da vovó”, que até parecem mentira mas sempre funcionam? Separamos algumas que são show de bola!

Devido as sucessivas mudanças no clima, o nosso corpo acaba por ficar mais propenso a adquirir problemas como gripes e resfriados, tosse seca e dor de garganta. E é neste período que procuramos às drogarias e farmácias em busca de medicamentos e xaropes. Mas, uma alternativa natural e que funciona pra valer, é aquela antiga receitinha da vovó, uma alternativa barata e confiável para o alívio dos sintomas desses probleminhas.

Dois ótimos xaropes que ajudam naquela tosse chata e que é bem seca, são: o xarope de cenoura e o de orégano. Esses dois ingredientes possuem propriedades capazes de diminuir a tosse naturalmente. No entanto, é muito importante descobrir a causa da tosse, se é uma tosse alérgica ou se ela foi causada por algum vírus. A tosse pode ter diversas causas que devem ser investigadas e acompanhadas por um profissional médico.

Leia também: Descubra os segredos do chá-verde

Observação: Não é recomendável oferecer qualquer tipo de xarope caseiro feito a base de produtos naturais para crianças menores de 6 meses, e também, não é recomendável oferecer xaropes a base de guaco e/ou mel para crianças menores de um ano de idade, pois a ação anticoagulante da cumarina, que está presente nas folhas do guaco, é capaz de provocar graves acidentes hemorrágicos com seu uso prolongado, e o mel é um potencial transmissor do botulismo.

Veja abaixo as receitas:

1. Xarope de cenoura e mel

xarope-de-cenoura-e-mel
O xarope de cenoura com mel é um dos melhores xaropes caseiros para tosse seca.

Um dos melhores xaropes caseiros para tosse seca, é o xarope de cenoura com mel, pois contém propriedades antitússicas.

Ingredientes

  • 1 cenoura média;
  • açúcar;
  • 1/2 limão;
  • 1 colher (de sopa) de mel;

Modo de preparo

Corte a cenoura em rodelas bem fininhas e coloque num prato fundo, após, cubra tudo com o açúcar, acrescente o mel e o limão e deixe descansar de um dia para o outro.

Guarde em um recipiente de vidro limpo e com tampa. Tomar 1 colher de 3 a 4 vezes ao dia.

Leia também: Alimentos termogênicos para você perder peso

2. Xarope de orégano e mel

xarope-de-oregano-e-mel
Xarope de orégano e mel.

Um outro ótimo xarope caseiro que ajuda a melhorar a tosse seca é o de mel com orégano, pois também possui algumas propriedades antitússicas que ajudam a acalmar a garganta e aliviar a tosse.

Ingredientes

  • 1 xícara de mel;
  • 4 cenouras;
  • 1 colher de café de orégano.

Modo de preparo

Centrifugue as cenouras em um centrífuga ou no liquidificador. Em uma panela, coloque o suco da cenoura, acrescente o mel e em fogo baixo deixe ferver até engrossar. Armazene em um pote de vidro. Tome este xarope de 2 a 3 vezes ao dia.

3. Xarope de ervas

xarope-de-ervas
Xarope muito eficaz no auxílio de problemas do trato respiratório.

A raiz de alcaçuz, tomilho e as sementes de anis são muito eficazes no auxílio de problemas do trato respiratório, e o mel diminui a irritação na garganta.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de sopa de sementes de anis;
  • 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca;
  • 1 colher de sopa de tomilho seco;
  • 250 ml de mel.

Modo de preparo

Junte a água, as sementes de anis, o mel e a raiz de alcaçuz em uma panela e deixe ferver por 15 minutos ou até engrossar. Retire do fogo e junte o tomilho, tampe e deixe em infusão até esfriar. Conserve em um frasco de vidro com tampa. Na geladeira pode durar até 3 meses.

Tome uma colher de 2 a 3 vezes ao dia.

4. Xarope de gengibre e guaco

xarope-de-gengibre
Xarope com grande ação anti-inflamatória.

O gengibre é uma raiz com grande ação anti-inflamatória, ajuda a reduzir irritação na garganta e alivia a tosse seca.

Ingredientes

  • 300 ml de água fervendo;
  • 1 colher (de sopa) de limão espremido;
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco moído;
  • 1 xícara de mel;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 9 folhas de guaco.

Modo de preparo

Em uma panela funda, caramelize o açúcar e, quando estiver dourado, acrescente a água fervendo. Coloque o gengibre e as folhas de guaco e mexa até o açúcar desmanchar. Em seguida, acrescente os outros ingredientes, misturando tudo até ficar com consistência viscosa, parecido um xarope.

5. Chá de equinácea

Chá-de-equinacea
Esse chá também ajuda a diminuir a coriza.

A equinácea é uma planta muito conhecida por tratar os sintomas de gripes e resfriados. Mas além da tosse e dor de garganta, ela também ajuda a diminuir a coriza.

Ingredientes

  • 250 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Ferva a água e acrescente as folhas de equinácea. Deixe descansar por 15 minutos.

Após, coe e acrescente o mel para adoçar. Tome o chá duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e a noite antes de dormir.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.