Todas as pessoas que desejam emagrecer, com certeza já ouviram falar nos alimentos termogênicos. Esses queridinhos, são capazes de acelerar nosso metabolismo promovendo a queima das tão indesejadas gordurinhas.

O que são os alimentos termogênicos?

Alimentos termogênicos são todos aqueles alimentos responsáveis por acelerar nosso metabolismo. Isso significa que, para digeri-los, o nosso corpo utiliza uma quantidade razoavelmente grande de energia, acelerando a queima de gordura e causando o emagrecimento.

Como os alimentos termogênicos ajudam no emagrecimento?

Os alimentos termogênicos ajudam no emagrecimento fazendo o organismo consumir uma elevada quantidade de energia para digeri-los. O corpo realiza então a termogênese.

Mesmo esses alimentos estimulando o corpo a ter um gasto maior de energia para metabolizá-los, apenas sua ingestão não fará uma pessoa perder peso. Neste caso, ainda é válida aquela regrinha de ouro: uma dieta equilibrada junto com atividade física.

Mas sim, os alimentos termogênicos possuem uma ação complementar no emagrecimento muito eficiente, sendo um poderosíssimo aliado. Também deve-se consumir esses alimentos regularmente. Acrescente-os aos poucos na dieta e observe como seu corpo reage.

O que é a termogênese?

Termogênese é a energia que o corpo gasta para produzir calor. É um processo metabólico onde o nosso organismo realiza a queima calorias para produzir calor. Esse processo faz parte do sistema de termorregulação do nosso organismo.

São muitos os motivos que induzem nosso corpo a realizar a termogênese, desde exercícios físicos até dietas alimentares.

O emagrecimento é uma consequência da termogênese, isso porque ela que é a responsável por aumentar a queima de calorias do corpo. Mas embora você possa perder calorias induzindo a termogênese, se deseja emagrecer de maneira saudável, é indispensável manter uma dieta regular, pouco calórica e praticar atividades físicas.

Veja alguns alimentos termogênicos mais conhecidos:

1 – Pimenta Vermelha

A pimenta vermelha deve ser um dos alimentos termogênicos mais conhecidos de todos. A pimenta vermelha é farta em vitaminas dos tipos B1, B2, C e E. Ela é famosa por ter uma propriedade que ajuda a eliminar gordura das artérias, além de ser energética, anti-inflamatória e analgésica, ela é capaz de reduzir a formação de coágulos no sangue e estimular a digestão.

2 – Gengibre

Altamente termogênico, o gengibre auxilia no emagrecimento. Ao acelerar o metabolismo, ele ajuda o organismo a realizar a queima de gordura, além de possuir outras dezenas de benefícios para sua saúde: ajuda a prevenir câncer de ovário e de cólon, é bactericida e desintoxicante, melhora o desempenho do sistema circulatório, respiratório e digestivo e por ai vai. Ele pode ser consumido como tempero nos alimentos, em forma de chá ou também, em forma de suco, batido no liquidificador com outras frutas.

3 – Canela

Originária da Ásia, a canela também é responsável por ajudar o organismo a controlar os níveis de açúcar no sangue, combatendo a diabetes. Também auxilia na digestão, ajudando o organismo a eliminar gases. Pode ser consumida como tempero, em doces ou em forma de chá.

4 – Café

Queridinha dos brasileiros, a cafeína é um poderoso estimulante do sistema nervoso central. Ela aumenta o desempenho cerebral durante os estudos, além de contribuir na disposição dos praticantes de atividades físicas. Além de ser responsável por inibir e bloquear os efeitos da adenosina.

5 – Chá Verde

O chá verde é repleto de propriedades nutricionais, possui vitamina C, vitamina K e vitaminas do complexo B. Devido a possuir substâncias capazes de inibir a amílase, ele acaba sendo é responsável por diminuir a absorção de açúcar no sangue.

6 – Óleo de Coco

É um antioxidante natural. Extremamente rico em “gorduras do bem”, ele é um alimento rico em ácido láurico, que é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico e também o sistema cardiovascular. Uma grande vantagem do óleo de coco, é que ele pode ser substituído pelos óleos de cozinha e, além de ser consumido como alimento, não podemos esquecer dos inúmeros benefícios como produto de beleza.

7 – Vinagre de Maçã

Ele pode ser capaz de prevenir o diabetes, proteger o fígado, melhorar as articulações. Ele também é capaz de ajudar nosso organismo a se livrar de gripes e resfriados. Por possuir grandes quantidades de quercetina, o vinagre de maçã é um importante antioxidante, além de contribuir, significativamente, para aumentar nossa imunidade.

8 – Linhaça

Considerada como um alimento multifuncional e rica em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, a linhaça, além de termogênica, contribui muito na redução do ritmo de envelhecimento do corpo e no controle dos níveis de colesterol e triglicérides.

9 – Brócolis

Esse deve ser novidade pra você né? Então vamos lá, o brócolis é sim um alimento termogênico. Além de que, muitas substâncias que estão presentes no brócolis, são capazes de bloquear a ação de hormônios que estimulam o crescimento de tumores.

10 – Couve

Rica em ferro, fósforo, cálcio, clorofila, vitaminas e minerais, ela é um excelente alimento para pessoas portadoras de anemias. Além de ser capaz de proteger o organismo de algumas doenças, ela é eficaz no combate da ressaca e no alívio da prisão de ventre.

11 – Frutas Cítricas

As famosas frutas cítricas, por serem ricas em sinefrina, também são excelentes alimentos termogênicos. Ricas em vitamina C, são capazes de reduzir a absorção de gorduras pelo organismo. Aumentam nossa imunidade, ajudam o corpo a cicatrizar feridas com maior eficiência e seu consumo é responsável por diminuir o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

12 – Guaraná em pó

Por possuir grande quantidade de cafeína, o guaraná em pó realmente ajuda a acelerar o metabolismo. Além disso, por conter grande quantidade de ômega 3, ele se torna um poderoso anti-inflamatório.

13 – Clara de ovo

A clara de ovo possui uma altíssima quantidade de proteína, o que faz com que o organismo utilize mais energia que o normal para digeri-la, levando a queima de gordura. Seu consumo também é capaz de aumentar a massa magra do corpo.

14 – Castanhas

A castanha do Pará é um dos alimentos com maior quantidade de selênio conhecida.

Esse mineral é capaz de inativar os radicais livres, fortalecer o sistema imunológico, auxiliar a desintoxicação e ativar os hormônios da tireoide. Ela também diminui os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e aumenta os níveis do colesterol “bom” (HDL).

É sempre importante lembrar que nenhum alimento, sozinho, tem o poder de levar ao emagrecimento. E mesmo sendo alimentos naturais, moderação e equilíbrio são fundamentais.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.

2 COMENTÁRIOS