Você sabe como aliviar os sintomas de joanete?
Um joanete é uma protuberância óssea não natural na base do dedão do pé, onde se prende ao pé. Ela se desenvolve quando a pressão do peso do seu corpo cai de maneira desigual nas articulações e tendões do pé, fazendo com que a articulação do dedão do pé fique maior e se destaque.
Quem pode desenvolver joanetes?
Qualquer pessoa pode desenvolver joanetes, mas as mulheres são mais propensas a essa deformidade óssea do que os homens. Os especialistas acreditam que o uso de sapatos apertados, de salto alto ou muito estreitos contribuem para o desenvolvimento delas.
Outros fatores possíveis são: hereditariedade, lesões nos pés e certas deformidades presentes no nascimento. Alguns tipos de artrite também podem aumentar o risco de desenvolver joanete. Como um joanete ocorre em uma articulação, pode causar dor extrema ao caminhar, além de reduzir a flexibilidade do dedão do pé.
Outros sintomas incluem:
- Pele irritada ao redor do joanete;
- Vermelhidão;
- Dor nas articulações;
- Calos ou calosidades;
- Bolhas no local afetado;
- E possivelmente uma mudança do dedão do pé em direção aos outros dedos.
Pode até tornar mais difícil encontrar sapatos que sirvam adequadamente. Os joanetes são evolutivos e geralmente pioram com o tempo.
Alguns tratamentos naturais podem ajudar a diminuir os sintomas, mas não podem corrigir a deformidade real. Em casos de desconforto grave, pode ser necessária cirurgia para corrigir o problema.
A seguir estão 10 métodos caseiros que vão ajudar aliviar os sintomas de joanetes.
1. Exercícios para os pés
Em muitos casos, exercitar o pé pode ajudar a reduzir a dor e ajudar a flexibilidade dos dedos dos pés. Também pode retardar a progressão do seu joanete, evitando assim a necessidade de cirurgia.
O exercício diário ajuda a fortalecer os músculos das pernas e dos pés e pode impedir o desenvolvimento de joanete.
Como fazer:
Sente-se em uma cadeira e coloque o pé afetado na sua coxa. Com uma bola de tênis, role-a sob os montes dos dedos (metatarso) e depois em todas as direções da sola. Faça isso por 5 a 10 minutos diariamente.
Sentado em uma cadeira, coloque a planta do pé afetado na palma da mão e entrelace os dedos da mão com os dedos do pé. Dobre os dedos para frente e para trás, para cima e para baixo, por 5 a 10 minutos.
Fique em pé e aponte os dedos para a frente por 10 segundos, depois dobre-os por 10 segundos. Repita várias vezes.
Estes são apenas alguns exercícios que você pode fazer facilmente em casa. Existem diversos outros exercícios mais úteis. Porém é ideal procurar um fisioterapeuta.
2. Açafrão
Você também pode usar açafrão para tratar joanetes. Seu componente principal, a curcumina, possui capacidade de bloquear a dor e também ajuda a reduzir a inflamação. O açafrão pode ser usado tanto topicamente quanto oralmente.
Para uso tópico:
- ½ colher de chá de açafrão em pó;
- Um pouco de azeite.
- Misture os dois fazendo uma pastinha. Aplique diretamente sobre a joanete. Repita 2 ou 3 vezes ao dia enquanto houver necessidade.
Para uso oral:
- 1 colher de chá de açafrão;
- 1 copo de água morna ou leite.
- Misture bem e beba duas vezes ao dia.
Você também pode tomar cápsulas de curcumina, 3 vezes ao dia. No entanto, consulte o seu médico antes de iniciar um suplemento.
Leia também: 11 dores físicas ligadas ao estado emocional
3. Terapia com gelo
Os joanetes geralmente ficam doloridos e inflamados depois de ficar em pé por muito tempo. Para aliviar a dor e a inflamação, a terapia com gelo é uma boa opção. A temperatura fria entorpece temporariamente as terminações nervosas e proporciona alívio da dor.
Coloque um punhado de gelo picado em uma toalha fina e envolva-a.
Coloque-o na área afetada por 5 a 10 minutos. Faça uma pausa por 10 minutos e repita o procedimento 2 ou 3 vezes ao dia. Use este tratamento simples, conforme necessário.
4. Camomila
A camomila é um remédio natural, popular e eficaz que pode aliviar os problemas de joanete. Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a dor e a inflamação. Pode até ajudar a diminuí-las.
Você pode tentar qualquer um desses métodos, ou uma combinação deles:
- Faça uma xícara de chá com um saquinho de chá de camomila e beba enquanto estiver quente. Coloque também o saquinho de chá usado diretamente no joanete. Use este tratamento em casa 3 ou 4 vezes ao dia.
- Massageie a área afetada com óleo essencial de camomila misturado em um óleo (pode ser qualquer óleo de sua preferência) todas as noites antes de ir para a cama. Isso ajudará a melhorar o alinhamento do dedo do pé.
- Você pode até aplicar uma pomada sem receita que contém camomila na área afetada para reduzir a dor e a inflamação.
5. Massagem
Massagear a área afetada diariamente é uma maneira comum de aliviar e prevenir esse problema. Este método terapêutico ajuda a aumentar a circulação sanguínea na região e proporciona alívio dos desconfortos gerais.
A massagem regular reduz o tamanho do joanete e torna a área afetada menos suscetível a calos e calosidades.
- Esfregue um pouco de óleo mamona morno, azeite ou óleo de coco na área afetada. Usando os dedos, faça uma massagem de atrito profundo por 10 minutos. Repita 2 ou 3 vezes ao dia.
Você sempre pode procurar ajuda de um massoterapeuta ou fisioterapeuta experiente para ajudar a desacelerar ou reverter a formação do joanete.
Leia também: Os benefícios do óleo de ricino
6. Aspirina
Dissolva 2 a 3 aspirinas em uma pequena bacia com de água morna. Mergulhe o pé afetado nesta solução até que a água esfrie. Seque o pé e massageie com azeite quente. Repita uma ou duas vezes ao dia para reduzir a dor.
Nota: Sempre faça um teste de alergia antes de tentar este método, pois a aspirina pode causar irritação ou alergias na pele em algumas pessoas.
7. Calêndula
Outro tratamento natural e eficaz para joanetes é a calêndula. Essa erva tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a dor e a inflamação. Previne até a formação de calos e calos na área afetada.
Esmague delicadamente algumas folhas de calêndula com as mãos para extrair o suco. Aplique o suco na área afetada e deixe secar por conta própria. Repita 2 ou 3 vezes ao dia.
Você também pode comprar pomada de calêndula em uma loja de produtos naturais ou em uma farmácia de manipulação e aplicá-la na área afetada 2 ou 3 vezes ao dia por vários dias.
8. Alimentos anti-inflamatórios
Para reduzir a dor e a inflamação associadas aos joanetes, é essencial ficar de olho no que você está comendo.
Muitos alimentos têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir e combater a inflamação, enquanto outros contribuem para a inflamação no corpo.
Alguns bons alimentos anti-inflamatórios incluem azeitonas, salmão, gengibre, açafrão, alho, cerejas azedas, morangos, mirtilos, nozes e batatas-doces. Tente comer alguns desses alimentos diariamente.
Ao mesmo tempo, evite alimentos que promovam a inflamação. Esses alimentos incluem carne vermelha, carne processada, açúcar refinado, ovos, proteína de soro de leite, óleo de milho, sal refinado e grãos refinados.
Além de comer alimentos anti-inflamatórios, tente aumentar a ingestão de proteínas e alimentos ricos em vitaminas A, complexo B, C e E.
9. Calçados adequados
Para minimizar as chances de desenvolver um joanete e reduzir a necessidade de cirurgia, se você já tiver um, preste atenção ao seu calçado:
- Sempre opte por calçados com frente larga, dedos largos e solas macias;
- Use palmilhas acolchoadas para ajudar a distribuir a pressão uniformemente ao mover os pés;
- Se você tem joanete, opte por sapatos com uma área ampla e profunda. Sandálias são uma boa opção;
- Não use sapatos com saltos muito altos;
- Não use sapatos de salto alto por mais de três horas seguidas;
- Escolha calçados que se adaptem ao formato dos seus pés;
- Nunca force o pé em um sapato que não lhe sirva;
- Juntamente com os sapatos, evite meias ou meias justas;
- Tire os sapatos periodicamente durante o dia para descansar os pés.
Dicas adicionais para aliviar os sintomas de joanetes
- Se um joanete estiver presente e ficar inflamado, mantenha o pé afetado elevado por 15 minutos a cada duas horas;
- A acupuntura pode ser útil no tratamento dos sintomas de joanetes;
- Depois de lavar os pés, seque bem a área entre os dedos;
- Sempre verifique se o calçado está bem ajustado;
- Tente palmilhas de arco sem receita para obter alívio dos sintomas;
- Se o seu médico receitou alguns dispositivos ortopédicos específicos, use-os de acordo.
E aí, o que achou da matéria?
Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!
IMPORTANTE
ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.
A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.