Quem é que não quer emagrecer ou perder aquela “barriguinha”? Então saiba que essas gordurinhas indesejadas estão diretamente ligadas aos nossos hábitos e estilo de vida.
Sendo assim, é claro que um estilo de vida mais saudável junto com exercícios físicos, é fundamental para perder alguns quilinhos e, dependendo do seu peso ideal, isso é possível em bem pouco tempo.
Entretanto, esse é um trabalho diário. Sendo necessário ter estratégia e ser persistente.
Uma dica muito legal, é não se pesar todos os dias, pois isso causa ansiedade. Certamente, a maioria das pessoas que tem problema de peso, sofrem de ansiedade: ficam ansiosas, comem mais e engordam mais. Sendo assim, o ideal é pesar-se, no mínimo, uma vez por semana.
A seguir, vamos mostrar algumas dicas de como perder a barriga e emagrecer com saúde:
1. Coma devagar e respeite a saciedade do corpo
Comer rápido, certamente fará com que você coma mais. Quando comemos devagar, a nossa sensação de saciedade aumenta. Em outras palavras, o estomago avisa o cérebro que já obteve alimentos suficientes para saciar a fome.
Entretanto, as pessoas que tem o costume de comer mais rápido, não notam o sinal de saciedade enviado ao cérebro e continuam a comer.
Exatamente por isso, devemos sempre comer devagar e respeitar os sinais de saciedade, além de comermos alimentos ricos em fibras e proteínas, o que fará nosso metabolismo acelerar e também a manter o estômago saciado por um período de tempo maior.
2. Beba mais água durante o dia
O ideal é a ingestão regular de, no mínimo, 2 litros de água por dia. Mas por que estamos dizendo que beber água ajuda no emagrecimento? Bom, por dois motivos:
- Em primeiro lugar, a ingestão de água favorece nossa função renal de tal forma que ajuda a acabar com a retenção de líquidos, fazendo com que o corpo desinche;
- E em segundo lugar, ao ingerirmos uma quantidade significativa de água, como por exemplo, dois copos de 250 ml, o nosso metabolismo acelera em aproximadamente 30% com a finalidade de aquecer essa água na temperatura do nosso corpo. Podemos dizer que o corpo realiza a termogênese.
3. Faça alguma atividade física
Essa todo mundo sabe. Atividades físicas, qualquer delas, ajudam muito na perda de peso.
Não importa qual exercício você vai escolher, o que importa é a constância, e principalmente, tem que ser praticado com regularidade.
Mas, se a intenção é perder grande quantidade de peso, o ideal é realizar atividades aeróbicas, como por exemplo: caminhadas, corridas, andar de bicicleta etc.
Dicas úteis:
- Se mora em apartamento, prefira as escadas ao invés de usar o elevador;
- Vá até a padaria a pé;
- Faça uma caminhadinha de 10 minutos após o almoço.
Diferente do que a muita gente acredita, qualquer tipo de atividade física ajuda a perder peso, basta ser constante.
4. Coma de tudo, mas em pouca quantidade
O nosso corpo necessita de muitas vitaminas, proteínas, nutrientes e carboidratos, ele precisa de tudo um pouco. Portanto, evite fazer dietas sem acompanhamento de um nutricionista, principalmente as dietas restritivas.
Algumas dicas simples e fáceis de serem adotadas no dia a dia e que, de fato, irão te ajudar muito na perda de peso:
- Incrementar as saladas e sucos com sementes de chia, linhaça e gergelim;
- Comer 3 castanhas do Pará ou 3 nozes por dia;
- Nas refeições, prefira comer apenas 1 tipo de carboidrato por refeição, exemplo: batata-doce evite o arroz;
- Adicionar 1 colher de sopa de azeite extra virgem nas refeições;
- Evite continuar comendo após estar saciado;
- Evite comer quando estiver passando por alguma crise de ansiedade.
5. Evite ficar longos períodos sem comer
O alimento é o combustível do corpo. Ele é o responsável por fornecer a energia necessária para que sejamos capazes de realizar nossas atividades diárias.
O ideal é realizar de 5 a 6 refeições ao longo do dia, divididas de 3 em 3 horas, a fim de não ficarmos longos períodos sem comer.
Quando passamos longos períodos sem comer, o organismo se desequilibra com a finalidade de manter os níveis de energia adequados para realizar as atividades diárias.
Mas existem outros benefícios ao comer de 3 em 3 horas, por exemplo: o corpo reduz o armazenamento de gordura, mantêm os níveis de energia constantes, mantém a saciedade, mantém o metabolismo sempre trabalhando e evita os picos de glicemia.
Por isso, o ideal é manter sempre a mão alguns “lanchinhos” para as refeições intermediarias:
- Uma ótima ideia é sempre ter na bolsa um saquinho com algumas castanhas, amendoim ou até frutas secas;
- No trabalho, se tiver condições, pode deixar 1 iogurte natural na geladeira;
- Barrinhas de cereais também são super práticas.
OBS.: Não exagere nos lanchinhos intermediários
6. Corte alimentos com alto teor de açúcar
Não há dúvidas de que, se você quer emagrecer, em primeiro lugar, tem que cortar o açúcar.
Não existe fórmula mágica. Seja pra adoçar um suco ou um cafezinho, o açúcar sempre vai ser o inimigo número 1 de quem quer emagrecer com saúde.
Diversos estudos já foram feitos e comprovam que, as maltoses, xaropes de milho e açúcares adicionados nos alimentos aumentam muito os riscos de doenças do coração, assim como diabetes, obesidade entre outros.
Por isso, para quem quer perder peso, o principal alimento a ser cortado é, certamente, o açúcar.
Uma dica valiosa é: antes de mais nada, leia sempre atentamente os rótulos dos produtos. O açúcar pode ter vários nomes nas embalagens.
7. Controle a ingestão de sal
Não somente o açúcar é vilão, o sódio colabora muito para retenção de líquidos e como resultado deixa o nosso corpo mais inchado.
Na correria do dia a dia, os produtos industrializados acabam sendo muito presentes nas nossas refeições e esses produtos têm, sobretudo, um alto teor de sal.
Por isso, é importante ficar de olho bem aberto no consumo desses alimentos.
8. Aumente o consumo de fibras e proteínas
Os alimentos ricos em fibras são extremamente necessários para regular o sistema digestivo, e assim aumentar a absorção de nutrientes do nosso organismo.
Ao mesmo tempo que, para digerir a proteína, o nosso organismo precisa trabalhar muito, ou seja, o nosso metabolismo acelera gerando a queima de calorias. Outro fator interessante é que, por demorar mais para ser digerida, ela mantêm a saciedade por um período mais longo.
O consumo de proteínas de boa qualidade ajuda a manter massa muscular e reduzir os níveis de gordura, devido a um poderoso aminoácido, chamado leucina, presente no leite, derivados da soja, nas carnes magras, atum, ovo, amendoim, entre outros.
9. Motive-se com outras pessoas
O apoio de outras pessoas, não só amigos e familiares, mas também de pessoas que tem o mesmo objetivo que você, é uma oportunidade muito interessante para focar na reeducação alimentar.
Pessoas que tem apoio de amigos, familiares ou que participam de grupos de apoio, de fato, conseguem alcançar seus objetivos de maneira mais saudável e mais rápida em comparação aos que não tem apoio algum.
Portanto, tente manter-se motivado e rodeado de pessoas que te apoiem. Use essas parcerias a seu favor e mantenha o foco.
10. Tenha uma boa noite de sono
Sem dúvida, a dica mais importante: dormir, pelo menos, 8 horas consecutivas por dia.
De acordo com estudos realizados por médicos e cientistas, um cérebro cansado tem tendência a desejar alimentos mais calóricos e gordurosos. Portanto, descanse e entre em forma!
Como emagrecer com saúde
Se você conseguiu mudar sua rotina alimentar, segue todas as dicas e, mesmo assim, emagrecer está sendo muito difícil, o ideal é procurar um médico endocrinologista.
Ele solicitará exames com o intuito de avaliar sua saúde, se não possui nenhuma outra alteração ou, sobretudo, algum problema de saúde mais grave que esteja causando obesidade e dificultando o emagrecimento.
E lembre-se:
1 – Passar fome não fará você emagrecer rapidamente.
2 – Dietas altamente restritivas tendem a ser perigosas e passageiras.
3 – Todas as refeições são muito importantes, no entanto, o café da manhã é primordial.
E aí, o que achou da matéria?
Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!
IMPORTANTE
ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.
A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.
[…] Se você procura emagrecer, veja este artigo que fizemos de Como emagrecer com 10 dicas fáceis. […]