Você entra em uma drogaria, olha para as prateleiras e vê uma infinidade de produtos com diversos nomes e marcas diferentes: cosméticos, dermocosméticos, nutracêuticos, cosmecêuticos.
Ai vem a pergunta: para que servem todos esses produtos? Qual a diferença entre eles?
Hoje em dia, as opções de cuidados com a pele são infinitas. Os mais variados produtos com as mais diversas composições prontinhos para atender a todos os tipos de pele, cabelos e unhas.
E os queridinhos do momento são os dermocosméticos. São produtos feitos para as pessoas que se preocupam mais do que com a beleza, mas também se preocupam com a saúde pele.
Continue com a gente que vamos te contar tudo, desde a diferença entre cosméticos, dermocosméticos e medicamentos, até seus principais benefícios.
O que são Dermocosméticos?
Os dermocosméticos são produtos desenvolvidos para agirem nas camadas mais profundas da pele e que vão muito além da beleza superficial, eles cuidam também da saúde da sua pele.
Esses produtinhos possuem diversos ativos que são geralmente indicados nos tratamentos para cicatrizes de acne, tratamentos de manchas provocadas pelo sol, nos tratamentos de melasmas, servem também para amenizar rugas e linhas de expressão, olheiras, eles também combatem a flacidez da pele, além de outros benefícios.
Os dermocosméticos, também conhecidos como cosmecêuticos, são produtos que precisam passar por comprovação científica na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, para confirmação de sua eficácia e segurança antes de serem comercializados.
Outro beneficio dos dermocosméticos, é que a maioria deles não possui corantes e nem fragrâncias em sua fórmula, são produtos hipoalergênicos e por isso são ideais para pessoas portadoras de alergias e dermatite atópica.
Qual a diferença entre eles?
A principal diferença entre cosméticos, dermocosméticos e medicamentos é que o primeiro age na camada mais superficial da pele e tem efeitos imediatos, como uma maquiagem, enquanto os outros dois agem nas camadas mais profundas, tratando a pele.
Dermocosméticos
Por conterem substâncias medicinais e que atuam na derme (parte mais profunda da pele), eles deixam de ser apenas cosméticos comuns, porém, não chegam a ser medicamentos, digamos que os dermocosméticos são produtos intermediários, pois são capazes de alterar a estrutura da pele mas não chegam a ser considerados medicamentos.
Eles são usados em diversos tratamentos dermatológicos, tais como: olheiras, manchas na pele, melasmas, rugas e linhas de expressão, estrias e celulites etc.
Devido ao fato de serem classificados pela ANVISA como produtos de grau II, seus efeitos e benefícios precisam ser cientificamente comprovados.
Exemplos de dermocosméticos: Vitamina E, Vitamina C, Vitamina A (retinol), os antioxidantes etc.
Cosméticos
A ação dos produtos cosméticos na pele é superficial, ele não altera a estrutura da pele, apenas maquia o problema, exemplo: disfarça as olheiras, cobre um melasma.
Ele não vai ajudar a tratar, somente a disfarçar. Exatamente por isso não podemos compará-los, pois são produtos diferentes e também possuem propósitos diferentes.
Exemplos de cosméticos: Sabonete, shampoo, maquiagem, esmaltes, etc.
Medicamentos
São produtos vendidos somente em drogarias e farmácias.
Esses produtos só podem ser comprados com receita médica. Os medicamentos são capazes de alterar a estrutura da pele, possuem efeitos colaterais e também, os resultados obtidos por eles são, definitivamente, melhores. Porém, passam por dezenas de estudos científicos a fim de garantir sua efetividade e segurança.
Exemplos de medicamentos: Acido retinoico, hidroquinona, ácido glicólico, etc.
Qual deles escolher?
Ao se tratar de dermocosméticos, cosméticos e medicamentos, não há necessidade de escolher um, pois como dito acima, eles possuem funções diferentes na pele.
Se a sua ideia é ficar maravilh@ para uma situação especial, usará um cosmético, como maquiagens, cremes com efeitos lifting etc.
Os dermocosméticos são produtos para uso diário, como proteção solar, hidratação e limpeza de pele.
Já os medicamentos, são aqueles receitados pelo médico e usados por um período de tempo, até alcançar o resultado desejado.
Cuidados com a pele
Para manter uma pele bonita e saudável, é essencial seguir uma rotina de cuidados diários com a pele. E nessa rotina, os dermocosméticos são grandes aliados.
- Pela manhã, lavar o rosto com produtos apropriados para o seu tipo de pele, que pode ser seca, oleosa ou mista;
- Hidratar a pele;
- Aplicar protetor solar;
- No decorrer do dia, evite lavar o rosto mais de duas vezes, pois isso pode alterar o manto lipídico da sua pele, tornando-a mais oleosa. O ideal é lavar o rosto apenas pela manhã e ao final do dia;
- Ao final do dia, limpar a pele com produtos demaquilantes, lavar com sabonete apropriado, tonificar e hidratar;
- Por último, e não menos importante, antes de dormir aplicar os dermocosméticos e vitaminas de uso noturno que foram prescritos pelo seu médico dermatologista.
Sobre os preços
Os produtos cosméticos costumam ser mais baratos que os dermocosméticos. Exatamente pelo fato de não necessitarem de todos os registros e estudos científicos para comprovação de eficácia e segurança, que são exigidos para o comércio dos dermocosméticos. Sendo assim, o gasto para a sua produção é relativamente mais baixo.
Vale ressaltar que, apesar de os produtos dermocosméticos não necessitarem de receita médica para serem adquiridos, é essencial consultar um médico dermatologista antes de usá-los. Pois esse profissional é quem indicará corretamente qual tipo de produto é o ideal para o seu tipo de pele.
Lembrando que, independente de qualquer cosmético, dermocosmético ou medicamento para manter a saúde da pele em dia, é sempre importante hidratar o corpo ingerindo, pelo menos, dois litros de água por dia, evitar o cigarro, praticar atividade física regularmente e dormir, pelo menos, 8 horas por noite.
E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!
IMPORTANTE
ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.
A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.
[…] a isso, muitas pessoas procuram medicamentos, dermocosméticos, cirurgia plástica e diversos procedimentos estéticos para conseguir manter a saúde e a beleza […]