Qual seria a forma mais saudável de comer? Isso vai depender de pra quem você vai perguntar.
Diversos médicos e nutricionistas afirmam que sabem o método ideal de se alimentar para ter a saúde “perfeita”, porém muitos desses especialistas em dietas acabam discordando entre si e causando uma confusão na cabeça da gente.
Leia também: Vale a pena o jejum intermitente para você
E então, quem está certo e quem está errado? Fomos pesquisar:
Na verdade, não existe uma fórmula única para comer e ter uma boa saúde.
Geneticamente falando, os seres humanos são bastante semelhantes como espécie, porém, como espécimes individuais, podemos ser incrivelmente diferentes. É por esse motivo que algumas pessoas se sentem bem com uma dieta vegana, enquanto outras preferem uma dieta paleo.
Na dieta paleo pode consumir carne, mas estão excluídos os grãos e legumes, enquanto em uma dieta vegana estão presentes os grãos e legumes, porém não são consumidos carnes e outros produtos de origem animal.
Leia também: Alimentos termogênicos para você perder peso
Como funciona uma dieta saudável
Dieta saudável deve ser bem planejada, deve incluir muitos vegetais e a diminuição no consumo de alimentos processados. Esses são os denominadores comuns a toda dieta saudável.
Com essa base, você deverá preencher os espaços em branco, adequando a dieta ao seu gosto e também às suas necessidades fisiológicas, acrescentando alimentos, como por exemplo:
- Gorduras de alta qualidade: peixe gordo, nozes, abacate, sementes, azeite etc;
- Carboidratos: frutas, grãos integrais, raízes, amiláceas, vegetais;
- Proteínas vegetais ou animais: legumes, soja, peixe, carne magra e sustentável, aves, ovos, laticínios.
É necessário ter uma dieta variada para obter todos os nutrientes necessários para uma saúde ideal: vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos. Porém existem diversas combinações de alimentos que irão te ajudar a chegar nesse objetivo.
Apesar de todos nós precisarmos de proteínas, carboidratos e gorduras, não existe uma fórmula mágica, o ideal é evitar extremos.
O fato é que, a qualidade dos alimentos que você consome, principalmente os alimentos integrais em substituição aos alimentos processados, é mais significativa do que manter dieta com pouca gordura ou pouco carboidrato.
E aí, o que achou da matéria?
Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!
IMPORTANTE
ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.
A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.