Você sabe como baixar os níveis de açúcar no sangue? Nós pesquisamos muito e vamos te dar as 5 melhores dicas que pegamos com especialistas no assunto.

como-baixar-o-açucar-no-sangue
Créditos da Imagem de Steve Buissinne.

O açúcar no sangue é uma condição bem complicada. É claro que você terá uma leitura de glicemia bem alta se deixar os cuidados de lado e se empanturrar de doce no final de semana, mas o maior problema, é que isso também pode acontecer mesmo seguindo religiosamente as dietas prescritas no manual sobre diabetes tipo 2.

Calcule o seu Índice de Massa Corpórea (IMC) – Calculadora de IMC

Isso acontece porque não é somente a comida responsável por aumentar os níveis de açúcar no sangue, um simples resfriado, ou uma carga extra de estresse pode causar um aumento temporário.

Algumas vezes a leitura pode estar errada e será necessário você repeti-la. Mas também pode ser um sinal de que seu medicamento não está mais fazendo o efeito esperado e é hora de trocá-lo por outro.

Independente do que fizer, evite se culpar caso obtenha na leitura uma dosagem alta de açúcar no sangue.

Leia também: Vale a pena o jejum intermitente para você

De acordo com um estudo realizado em 2004, cientistas constataram que o fato de monitorar as dosagens de açúcar no sangue podem amplificar os sentimentos de “sucesso” ou “fracasso”, e quando essas leituras são frequentemente altas, pode desencadear na pessoa alguns sentimentos de culpá e ansiedade.

Essa sensação de “fracasso” faz com que algumas pessoas desistam de testar, colocando em risco o tratamento e, consequentemente sua saúde.

O monitoramento da glicemia nada mais é do que uma ferramenta que te auxilia a combater a doença.

Então, vamos as dicas que você deve saber para conseguir diminuir os níveis de açúcar no sangue quando a dosagem estiver alta:

1. Faça o teste antes de comer e duas horas após

Isso mostrará se sua medicação está sendo suficiente para controlar o açúcar no seu sangue. Ele também te auxiliará a saber quais alimentos estão aumentando os níveis de açúcar e que devem ser evitados. O ideal é que desenvolva, junto com seu médico, um plano ideal para você.

2. Procure por padrões no dia a dia

Se um dia a dosagem de açúcar no sangue estiver alta logo pela manhã, pode não significar muita coisa, mas se isso se repete todas as manhãs é mais significativo. Níveis altos e baixos isoladamente qualquer um pode ter, pode ser apenas seu corpo compensando, mas quando eles estão altos todas as manhãs, pode ser um sinal de que seu fígado está produzindo muito açúcar durante a noite, e pode ser necessário um medicamento novo ou adicional.

3. Faça algumas pequenas alterações

Tente se exercitar mais ou diminuir os carboidratos na refeição seguinte, mas tenha cautela e não enlouqueça. Uma dosagem alta de açúcar no sangue não significa a necessidade de mudanças bruscas, essa atitude só deve ser feita com base em algum padrão, como por exemplo: estando alta mesmo seguindo as instruções de um médico.

Leia também: Descubra os segredos do chá-verde

4. Procure relaxar

Os alimentos não são os únicos responsáveis por esse sobe e desce na sua glicemia. Por isso tente evitar situações estressantes, isso pode agravar seu quadro. Simplesmente relaxe.

5. Considere conversar com seu médico

Se você está fazendo tudo o que pode para manter o diabetes sob controle, mas, mesmo assim, os exames aparecem muito alterados, pode ser que esteja na hora de trocar o medicamento.

O diabetes tipo 2 é uma doença progressiva e, com o passar do tempo, o pâncreas pode parar de produzir insulina. Por isso, mesmo que seus exames se mantenham iguais por anos, a qualquer momento isso pode mudar. O que normalmente é uma mudança gradativa, mas pode ser repentina. E essa mudança não é sinônimo de que você esteja fazendo algo errado, é simplesmente a natureza da doença.

O seu médico é a pessoa responsável por analisar o seu quadro geral de saúde, fazendo exames adicionais para descobrir se há algum outro problema causando isso.

E aí, o que achou da matéria?

Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.