Por mais que a gente tente manter uma dieta balanceada, não é sempre que conseguimos suprir as necessidades do nosso organismo com vitaminas e nutrientes essenciais, e é aí que entram os suplementos vitamínicos.

Multivitaminicos
Créditos para a foto de Jill Wellington.

Leia também:Chás e xaropes: Confira 5 receitas que vão acabar com a sua tosse

Manter uma alimentação balanceada e consumir mais alimentos in natura do que produtos industrializados, processados e refinados, pode nos fornecer todos os nutrientes necessários para ter uma saúde melhor além de aumentar a disposição para realizar as atividades diárias.

Porém, 98% da população brasileira não consome quantidades ideais de vitaminas e minerais apenas nas refeições. E com esse quadro, uma solução para quem precisa é fazer a complementação nutricional através de suplementos multivitamínicos.

Os suplementos multivitamínicos não são medicamentos, eles são complementos nutricionais, o nosso corpo utiliza o necessário para cobrir o que falta e descarta o que não precisa.

Hoje em dia, existem multivitamínicos ideais para suprir as necessidades individuais conforme o perfil de cada um, por exemplo: existe multivitamínico específico para pessoas com mais de 50 anos, multivitamínico para pessoas que desejam melhorar a concentração, para pessoas que querem deixar a pele, unha e cabelos mais bonitos etc.

Porém, se você faz parte dos 2% da população capaz de manter uma alimentação regrada e balanceada, ingerindo diariamente a quantidade certa de vitaminas e nutrientes, não há com que se preocupar. Caso contrário, fique atento a sua saúde e não hesite em procurar a ajuda de um profissional.

Veja abaixo alguns casos onde a suplementação com multivitamínicos normalmente é recomendada:

Atletas de alta performance

tomar-multivitaminico
Créditos para a Imagem de Pexels.

As pessoas que se exercitam por longos períodos durante o dia e em intensidade mais alta, sofrem uma perda maior de nutrientes, seja pelo suor ou pela fadiga muscular, e dificilmente conseguem repô-los apenas através de uma alimentação balanceada. É importante consultar um nutricionista para que possa seguir uma estratégia planejada de suplementação vitamínica e evitar assim danos à saúde.

A suplementação com multivitamínicos impede que os atletas tenham a falta de macro e micronutrientes, que poderia levá-los a diminuição da performance e a perda do tônus muscular.

Pessoas com alergia ou intolerância alimentar

As intolerâncias alimentares, como intolerância a lactose, ao glúten e ovos, são condições de saúde que deixam o organismo deficiente de vitamina D e zinco. Nesses casos, um médico ou nutricionista pode recomendar a suplementação vitamínica para fortalecer o sistema imunológico.

Leia também: Intolerância a lactose: Tem cura?

Portadores de doenças autoimunes

As pessoas portadoras de algumas doenças autoimunes têm a absorção de nutrientes e vitaminas comprometida. Nessas condições, mesmo com uma alimentação balanceada e rica em ômega 3, vitamina D, complexo B etc, terá um grande deficit nutricional.

Por isso, em paralelo ao tratamento da doença, é comum que o médico receite uma suplementação vitamínica para complementar a alimentação.

Pessoas que fazem dietas restritivas

Dietas com restrição alimentar, principalmente os Veganos e os Vegetarianos aumentam a incidência de deficiências nutricionais, por isso, nesses casos a suplementação com multivitamínicos é recomendada para evitar danos a saúde, como anemias, depressão, diabetes, osteoporose etc.

Leia também: Vale a pena o jejum intermitente para você

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.

1 COMENTÁRIO