Fique mentalmente em forma com esses alimentos que combatem a demência e doenças relacionadas a ela.
Alimento para o pensamento
A medida que envelhece, o que você come não é apenas para manter sua cintura pequena, é também manter seu cérebro saudável. Os alimentos que você come, especialmente alimentos ricos em antioxidantes, podem ajudar a afastar a demência e melhorar a saúde do cérebro.
Leia também: Dicas para melhorar sua memória
Por isso, separamos 6 alimentos que vão colocar sua “cabeça” em dia:
Mirtilo
Um superalimento rico em antioxidantes, os mirtilos reduzem o estresse oxidativo no cérebro e demonstram melhorar a capacidade de aprendizado e as habilidades motoras. Os fitoquímicos dão cor às frutas e legumes, os alimentos ricos nesses produtos químicos têm os meios mais eficazes para melhorar sua saúde, e os mirtilos têm uma das concentrações mais altas dessas substâncias.
Frutas cítricas
Limões, limas, laranjas e mexericas podem ajudar seu cérebro a se manter saudável se você as incluir em um molho para salada ou beber um pouco de limonada ou suco de laranja. Tente colocar algumas frutas cítricas em sua dieta diária. Estudos mostram que pessoas que comem frutas cítricas todos os dias são capazes de impedir o declínio cognitivo por mais de dois anos.
Leia também: Multivitamínicos, para quem eles são indicados
Amêndoas
As amêndoas são ricas em vitamina E, gorduras monoinsaturadas e outras vitaminas e minerais, tornando-as um coringa quando se trata da saúde do cérebro. A vitamina E ajuda a prevenir o declínio cognitivo e preservar a memória, e as vitaminas e minerais ajudam a fazer das amêndoas um ótimo lanchinho para se fazer entre as principais refeições.
Leia também: O que é uma dieta saudável?
Peixes
O salmão é rico em ácidos graxos e ômega-3, o que ajuda a prevenir o declínio cognitivo, mas está longe de ser o único peixe rico em gorduras benéficas. Sardinhas, anchovas e trutas do lago são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3, o que significa que você pode atingir sua cota de comer peixe duas vezes por semana sem se cansar de comer a mesma coisa. Os ácidos graxos e o ômega-3 são anti-inflamatórios, portanto reduzem a inflamação no corpo, eles são bons para a saúde cardiovascular e demonstraram preservar a função cerebral.
Abacates
Sim, abacates são ricos em gordura, mas é uma boa gordura! A gordura monoinsaturada nos abacates ajuda a prevenir a pressão alta, que é um fator de risco para a doença de Alzheimer. Abacates são ricos em calorias, por isso, não deixe de controlar o quanto você come. Uma alta porcentagem do cérebro é gorda, por isso precisamos de gordura para funcionar. Mas devemos procurar gorduras naturais, como as de abacate e azeite, e tentar evitar gorduras artificiais, como os óleos hidrogenados.
Leia também: Alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Café
Sua xícara da manhã pode fazer mais do que apenas ajudar a começar o dia. O café é rico em antioxidantes, o que surpreende as pessoas. Estudos mostraram que os bebedores regulares de café têm um risco menor de desenvolver demência. Apenas não acumule calorias adicionando leite e açúcar.
E aí, o que achou da matéria?
Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!
IMPORTANTE
ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.
A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.