Seu relacionamento acabou? Você está em dúvida ou ainda tem esperança?

Ahh o amor! Sim, um sentimento lindo, profundo e romantizado. O amor é sinônimo de alegria e romance, mas também pode nos trazer muito sofrimento, isso porque não depende só dele para que o relacionamento tenha sucesso.

Como saber se seu relacionamento acabou

sinais-que-ele-te-ama
Em alguns casos, após o diálogo, os problemas se resolvem e tudo volta a ser como antes.

Um relacionamento de sucesso é um conjunto de fatores, como por exemplo: a admiração que um sente pelo outro, a maneira como se fazem sentir, além do caráter, qualidades e, principalmente o quanto se completam.

Contudo, a partir do momento que os problemas começam a existir e a admiração passa a diminuir, ou até mesmo quando a admiração acaba, percebe-se que um já não completa mais o outro. Eles já não se completam mais, sentem-se sozinhos embora estejam acompanhados. É então que começa a famosa “solidão a dois”.

Talvez, esse seja o motivo do fim de muitos relacionamentos, mesmo quando ainda existe amor.

As crises nos relacionamentos são famosas, todos casais passam por elas, não por uma, mas por várias. Contudo, na maioria das vezes elas são superadas. Afinal, se existe carinho, respeito e admiração de ambas as partes, por que não seriam superadas?

Em alguns casos, após um diálogo, os problemas se resolvem e então, tudo volta a ser como antes das brigas.

Entretanto, como perceber se o relacionamento está passando apenas por uma crise ou se acaso, realmente chegou ao fim?

Abaixo, vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a perceber o que de fato, etá acontecendo.

1. Pouca ou nenhuma sintonia

Um relacionamento possui diversos pilares, e um dos principais é a sintonia. Sabemos que com o passar dos anos, manter a sintonia, as vezes é difícil, no entanto, se o casal não estiver realmente sintonizado, nem mesmo o amor é capaz de segurar o relacionamento.

2. Não fazem mais os mesmos planos

Isso acontece quando os objetivos e valores de cada um passam de fato, a ser diferentes. Não fazem mais os mesmos planos, não partilham mais as mesmas atividades, ou seja, não tem mais os mesmos interesses. E então, nada se encaixa mais. Cada um vive por si, de maneira individual. Provavelmente, seu relacionamento acabou.

Dividir planos, ideias, metas e ter objetivos em comum é um ponto extremamente forte de um relacionamento bem-sucedido.

3. Falta de diálogo

A falta de diálogo é, sem sombra de dúvidas, o termômetro de um relacionamento. Quando um relacionamento acabou, a maior dificuldade do casal é ter um diálogo sobre qualquer tipo de assunto. Se for apenas uma crise, o casal ainda sente vontade de tentar conversar, mas quando acabou mesmo, não há mais vontade de escutar o outro.

4. Visão negativa do parceiro

sinais-que-ele-te-ama
Elogiar o outro se torna extremamente difícil.

Como elogiar ou admirar uma pessoa que você não gosta? Se o relacionamento acabou, é absolutamente natural se irritar com tudo o que o parceiro faz. Quando o relacionamento acaba, é difícil ver qualidades positivas no outro.

5. Falta de reciprocidade de reconhecimento

Os principais pontos que indicam o fim do relacionamento. De fato, o que todos buscam em uma relação é a reciprocidade, a compreensão, o reconhecimento. Estamos sempre querendo admirar e sermos admirados.

E ai, o que fazer agora?

O primeiro passo é reconhecer o problema

A fase que antecede uma separação, inegavelmente é uma fase muito delicada. Há sempre uma resistência em ver o quanto as coisas não estão indo bem, além disso, há sempre uma resistência em acreditar que não é apenas só uma crise.

O segundo passo é aceitar que o relacionamento acabou

Aceitar que chegou ao fim gera muita tristeza. É a fase em que toda a história do casal deve ser analisada, e então os sentimentos de culpa, de que, sobretudo, poderia ter feito mais, de que poderia ter dado certo de alguma maneira, começam a surgir.

Mas então, chegou ao fim. E realmente é hora de aceitar e seguir em frente.

O terceiro passo é a superação dos medos

Olhar para frente, para o futuro pode gerar angustia, pois normalmente, isso gera pensamentos negativos e incertezas.

Nossos medos e traumas, voltam a tona. Por exemplo, sentimentos que estavam adormecidos voltam a rodear a nossa mente e nosso coração, fazendo-nos sentir inseguros em relação a tudo que está por vir. Por isso, passamos a sentir medo de recomeçar. Pois supere, supere-se.

Pensar positivo

Manter o pensamento positivo é tarefa complicada, ainda mais quando se está passando por um processo de separação. Sem sombra de dúvidas, é um passo grande e fundamental para que consiga voltar a ser feliz. Todos vivemos para nos sentirmos realizados a fim de aproveitarmos o melhor da vida, sempre!

Planejar o futuro

Ter planos e objetivos a serem alcançados no futuro, por mais que seja difícil nesse momento, torna mais fácil superar alguns momentos de vazio e tristeza. Nada melhor do que planos futuros para que esqueçamos do passado.

sinais-que-ele-te-ama
Não hesite em procurar auxílio médico ou de um terapeuta.

O fim de uma relação parece, muitas vezes, difícil de superar, muitas pessoas acabam por cair em uma depressão. Cada um sabe a sua dor. No entanto, com a ajuda de um profissional, essas questões podem ficar mais claras e mais fáceis de serem conduzidas. Por isso, não hesite em procurar auxílio médico ou de um terapeuta.