A tireoidite de Hashimoto é uma inflamação crônica da glândula tireoide. A glândula tireoide fica na parte da frente do pescoço e produz o hormônio da tireoide, que é importante para o metabolismo de todo o corpo.

tireoidite-de-hashimoto

O que acontece no corpo?

A tireoidite de Hashimoto é considerada uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico de uma pessoa ataca seu próprio corpo. Ninguém sabe por que isso acontece. Com essa doença, o sistema imunológico ataca a glândula tireoide. Isso pode causar desequilíbrios hormonais da tireoide. A tireoidite Hashimoto é uma das causas mais comuns de um baixo nível hormonal da tireoide, chamado hipotireoidismo.

Quais os sintomas da Tireoidite de Hashimoto?

Os sintomas da tireoidite de Hashimoto podem incluir: 

  • Glândula tireoide aumentada;
  • Constipação;
  • Depressão;
  • Pele seca e áspera; 
  • Fadiga; 
  • Batimentos cardíacos lentos, conhecido como bradicardia; 
  • Ganho de peso sem motivo aparente.

A maioria das pessoas que têm tireoidite Hashimoto possuem um baixo nível de TSH (hormônio estimulante da tireoide), e esse é geralmente o motivo para uma pessoa procurar um médico.

Em outros casos, o nível hormonal da tireoide pode ser alto, o que causa sintomas quase opostos, por exemplo: 

  • Perda de peso;
  • Batimentos cardíacos acelerados; 
  • Diarreia;
  • Pele úmida.

Quais as causas da tireoidite de Hashimoto?

A causa exata da tireoidite Hashimoto não é conhecida. Como em todas as doenças autoimunes, o sistema imunológico ataca anormalmente o corpo. A tireoidite Hashimoto também ocorre mais frequentemente em pessoas que têm outras doenças autoimunes e diabetes.

O que pode ser feito para prevenir a doença?

Nada pode ser feito para prevenir a doença porque a causa exata não é compreendida.

Como é feito o diagnóstico da tireoidite de Hashimoto?

O médico fará um histórico do paciente e completará com um exame físico. Geralmente são solicitados exames de sangue, incluindo: 

  • Testes de função tireoidiana; 
  • Uma contagem completa do sangue, também conhecido como Hemograma.

Exames de sangue adicionais ou testes especiais de raio-X geralmente podem confirmar o diagnóstico de tireoidite hashimoto.

Às vezes, uma punção da tireoide pode ser necessária. Para fazer uma biópsia, o médico vai tirar uma pequena amostra da glândula tireoide com uma agulha especial que será inserida através da pele e enviada ao laboratório para análise.

Efeitos a longo prazo da tireoidite de Hashimoto

A tireoidite Hashimoto frequentemente causa baixos níveis hormonais da tireoide, chamados hipotireoidismo. Essa condição pode ser permanente. Isso significa que a pessoa pode precisar tomar remédios para reposição hormonal da tireoide pelo resto de sua vida.

Existe risco de transmissão?

Não há riscos de transmiti-la, pois essa doença não é contagiosa.

Quais os tratamentos para tireoidite de Hashimoto?

O tratamento geralmente se concentra no controle do nível do hormônio da tireoide. Se o nível for baixo, como na maioria dos casos, o médico prescreverá pílulas hormonais. Se o nível da tireoide estiver alto, o médico prescreverá medicamentos que bloqueiam o hormônio da tireoide. Raramente a cirurgia é recomendada, somente em casos da glândula tireoide ficar muito grande.

Quais são os efeitos colaterais dos tratamentos?

Todos os medicamentos têm efeitos colaterais. Se muitos medicamentos da tireoide forem prescritos, os níveis podem se tornar tóxicos. Medicamentos usados para tratar níveis anormais da tireoide podem causar reações alérgicas, perturbação estomacal  e outros efeitos colaterais.

O que acontece após o tratamento da doença?

Uma pessoa com tireoidite Hashimoto muitas vezes requer monitoramento e tratamento por toda a vida.

Monitorando a doença

Recomenda-se que testes periódicos de função tireoide e visitas ao médico monitorem o curso da doença. Qualquer sintoma novo ou pior deve ser relatado ao médico também.

E aí, o que achou da matéria?

Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.