Existem diversos tipos de tratamentos para micose de unha, vamos falar aqui dos principais e mais utilizados.

1. Tratamento com medicamentos de farmácia

Normalmente, os medicamentos utilizados no tratamento da micose de unha são os esmaltes vernizes e algumas soluções adequadas para a aplicação nesta área, como por exemplo: Loceryl, Andriodermol, Onicoryl ou Lakesia.

Em alguns casos mais graves, ou nos casos em que os tratamentos com medicamentos tópicos não são suficientes, pode ser necessário utilizar medicamento por via oral, como terbinafina ou itraconazol, por exemplo.

2. Tratamento a laser

No tratamento fotodinâmico, que é realizado com laser, é utilizado o corante azul de metileno na área, que depois é exposta ao laser terapêutico vermelho, atingindo diretamente o fungo da micose e promovendo o crescimento da unha.

As sessões de laser fotodinâmico ocorrem 1 vez por semana, porém existem alguns casos em que pode ser necessário a realização de até 2 ou 3 sessões na mesma semana. O tempo total do tratamento varia de 1 a 3 meses.

Uma outra opção para o tratamento da micose de unha é a utilização da luz de LED, que funciona da mesma maneira que o laser vermelho. A luz emitida pelo LED reage com o corante e facilita a eliminação do fungo causador da micose.

3. Tratamentos caseiros

Um excelente tratamento caseiro e barato para as micoses de unha é o óleo de copaíba. Esse óleo é extraído de uma planta medicinal e possui algumas propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Para realizar este tratamento caseiro, você pode comprar o óleo de copaíba nas drogarias ou ir até uma farmácia de manipulação e solicitar o preparo de um creme ou loção com o óleo. Depois, basta aplicá-lo sobre a unha afetada 3 vezes ao dia.

Uma outra opção de tratamento caseiro para micose de unha é utilizar água oxigenada, uma vez que ela possui propriedades antissépticas. Para isso, prepare uma bacia com água morna e coloque água oxigenada 3%. Mergulhar os pés por 30 minutos, diariamente até obter os resultados desejados.

Dicas para um tratamento eficaz

Algumas dicas que irão ajudar no tratamento da micose de unha:

  • Seque muito bem as unhas após o banho, principalmente a dos pés;
  • Evite usar sapatos apertados;
  • Prefira sempre as meias de algodão;
  • Não partilhe lixas de unhas e objetos de manicure ou pedicuro;
  • Procure desinfetar os objetos de manicure e pedicuro antes e após utilizá-los.

Se você está com micose de unha e tem uma profissão onde é preciso utilizar as mãos, como por exemplo: esteticista, massoterapeuta ou manicure, não esqueça de utilizar luvas estéreis para não contaminar o cliente.

Avaliação dos resultados

Os tratamentos para micose de unha são difíceis e longos, pode ser que leve algum tempo até que se obtenham os resultados esperados. Por isso, o ideal é ir analisando os sinais e os sintomas e verificando se há alguma evolução.

Mas cuidado, não confunda onicomicose com leuconiquia, aquelas manchinhas brancas nas unhas.

Quais os sinais de melhora da onicomicose?

Os sinais de melhora onicomicose dependem do tipo de tratamento escolhido, por isso, é fundamental uma visita regular ao dermatologista para acompanhar a evolução do tratamento, que pode incluir o desaparecimento da cor amarelada ou esbranquiçada das unhas e o crescimento de uma nova unha saudável.

Quais os sinais de piora da onicomicose?

Quando o tratamento não é realizado de maneira adequada surgem os sinais de piora, que incluem a deformidade das unhas e também a transmissão do fungos para outras unhas sadias.

Possíveis complicações da micose de unha

A micose de unha quando não é tratada adequadamente, pode levar a complicações como a paroníquia, que é uma infecção por bactérias na região ao redor da unha. Em pessoas diabéticas ou com o sistema imune comprometido, o risco de infecção é ainda maior.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional dermatologista é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.