Hipertireoidismo é uma desordem causada pela produção em excesso de hormônios da glândula tireoide.

O que acontece com o corpo?

A glândula tireoide é uma pequena glândula endócrina localizada na base do pescoço. Produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que controlam os processos que permitem ao corpo transformar alimentos em energia e reconstruir células. Em uma pessoa com hipertireoidismo, o corpo produz em excesso os hormônios da tireoide.

Quais são os sintomas do hipertireoidismo?

Os sintomas do hipertireoidismo, causados pelos altos níveis de hormônios da tireoide, podem incluir: 

  • Nervosismo; 
  • Palpitações;      
  • Tremores;
  • Sudorese; 
  • Aumento da atividade no trato intestinal;
  • Alterações na menstruação; 
  • Perda de peso.

Algumas pessoas acham mais difícil tolerar calor. Alguns se sentem ansiosos ou inquietos. Podem ser notadas alterações nas unhas e cabelos. O coração pode bater irregularmente, ou até mesmo se tornar aumentado.

Quais são as causas do hipertireoidismo?

Há várias causas para o hipertireoidismo. Em algumas pessoas, o sistema imunológico produz anticorpos que ativam e estimulam a glândula tireoide, isso faz com que a glândula produza quantidades excessivas de hormônios. Um exemplo comum disso é a doença de Graves. Outras formas de hipertireoidismo podem ser causadas por tireoidite, ou inflamação da glândula tireoide. Alguns tumores benignos ou malignos também podem elevar a produção dos hormônios da tireoide.

Como prevenir o hipertireoidismo?

Não há maneira conhecida de prevenir o hipertireoidismo.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de hipertireoidismo baseia-se tanto em um exame físico quanto em exames laboratoriais. O exame físico procurará os sinais e sintomas do hipertireoidismo, enquanto os exames laboratoriais, os exames de sangue, vão mostrar os níveis mais elevados de T3 e T4 e níveis mais baixos de hormônio estimulante da tireoide (TSH). Um exame tomografia da tireoide pode medir o funcionamento da tireoide e ajudar a diagnosticar a causa específica do hipertireoidismo.

Quais são os efeitos a longo prazo da condição?

Os efeitos a longo prazo do hipertireoidismo podem incluir problemas metabólicos e alterações na pele, cabelo e unhas. O hipertireoidismo também pode levar à osteoporose. Pessoas com doença de Graves podem ter alterações nos olhos que persistem mesmo depois do tratamento.

Quais são os riscos para os outros?

Hipertireoidismo não é contagioso e não envolve qualquer risco para os outros.

Quais são os tratamentos para o hipertireoidismo?

O principal tratamento do hipertireoidismo é reduzir a produção dos hormônios da tireoide. Isso pode ser feito com medicamentos, tais como: 

  • Propiltiouracil;
  • Metimazol;
  • Iodeto de potássio.

Alguns medicamentos chamados betabloqueadores, como atenolol ou metoprolol, também podem ser usados para bloquear os efeitos da tireoide nos tecidos.

Algumas pessoas são tratadas alterando ou destruindo a glândula tireoide usando iodo radioativo. O iodo radioativo é tomado pela glândula tireoide e destrói o excesso de tecido tireoide. Este tratamento é comumente utilizado na doença de Graves. Cirurgias não costumam ser realizadas, exceto em casos de tumores.

Quais são os efeitos colaterais dos tratamentos?

Os efeitos colaterais do tratamento para o hipertireoidismo dependem dos medicamentos utilizados. Quando o iodo radioativo é usado para destruir a glândula tireoide, o paciente geralmente precisará de terapia de reposição hormonal da tireoide por toda a vida. Mulheres grávidas não devem receber iodo radioativo.

O que acontece após o tratamento para a doença?

Depois que uma pessoa é tratada para hipertireoidismo, os níveis dos hormônios da tireoide continuarão a ser monitorados e os medicamentos serão ajustados para manter esses níveis normais. Exames de sangue são usados para confirmar o nível de produção de hormônios da tireoide.

Como é realizado o monitoramento do hipertireoidismo?

O hipertireoidismo é monitorado por exames físicos e exames de sangue regulares.

E aí, o que achou da matéria?

Deixe seu comentário, sua opinião vai motivar o autor a escrever mais!

IMPORTANTE

ESTE ARTIGO NÃO TEM A FINALIDADE DE DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SAÚDE.

A busca por um profissional médico é imprescindível, visto que ele é o profissional ideal para realizar uma análise criteriosa e clínica. Além disso, só ele quem poderá indicar o melhor tratamento para você.